Biscoitos de Conquista são uma atração do São João

A cidade é responsável pela produção de cerca de quatro mil toneladas de biscoito por ano e gera mais de 46 milhões para a economia local 24 de junho de 2024 Ayla Lima, Helena Assis, Letícia Meira, Rângel Mendes e Victória Meira Amaral

 Vitória da Conquista ostenta o título de Capital Estadual do Biscoito, honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, por meio do projeto de lei do deputado estadual Tiago Correia (PSDB), desde o dia 2 de maio, quando recebeu a sanção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Durante o São João, essa tradição dos biscoitos caseiros, que tem variedade de sabores, do doce ao salgado, e de  formatos, ganha uma projeção ainda maior, com o aumento da produção nas 40 fábricas existentes na cidade.  

O negócio dos biscoitos caseiros, cujo mais famoso é o avoador, tem ainda o envolvimento de mais de 600 varejistas e atacadistas que atuam na distribuição e venda do produto.  Esse é o caso da  comerciante Ivonete Simão  que vende biscoitos e destacou o quanto a festividade junina interfere no faturamento. “São João sempre foi a época que mais vendemos biscoito, pois atrai muita gente de fora da cidade”. Vitória Batista, faz parte desse público que vem para Conquista e compra os biscoitos e falou que os leva para Salvador para presentear. “Já comprei o acebolado e o sorvetinho pra levar para o meu filho e dar de presente em Salvador.” De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vitória da Conquista produz, em média  quatro mil toneladas de biscoito por ano, gerando renda e emprego para diversas famílias. No Centro de Abastecimento (Ceasa), localizado no centro da cidade, são 220 boxes destinados à venda de biscoitos. De acordo com dados do Sebrae de 2022, estimam-se que a venda de biscoito gera cerca de 46 milhões de reais por ano na cidade de Vitória da Conquista. 

Além das barracas no Ceasa, há também lojas espalhadas pela cidade que vendem biscoitos. Uma delas é a Liloca Biscoitos, loja que Maria da Conceição Rebouças trabalha há 10 anos.. “Todo ano vêm pessoas novas, de outros lugares, e vão conhecendo os nossos biscoitos e, no próximo ano, a gente sempre está esperando mais movimentos e vendas.” Também há uma grande demanda dos clientes locais no dia a dia pelos biscoitos. “A gente assa aqui na hora, o pessoal vem, comer quentinho, tomar um café da hora”, disse. 

O economista José Afonso Baltasar revelou uma novidade que em breve estará pronta na terceira maior cidade da Bahia, Conquista. “Está sendo construído aqui em Vitória da Conquista, um polo têxtil que a gente vai chamar de Feira da Moda. É um mega empreendimento, com uma  área de 400.000 m², e dentro desse pólo têxtil, nós vamos ter duas ruas, com boxes só de biscoitos.” O economista, faz parte da empresa K Consultoria Têxtil, que foi contratada pela Prefeitura de Vitória da Conquista para atuar no desenvolvimento do projeto. 

Segundo entrevista concedida por Baltasar à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista, mais de 200 espaços já foram reservados na feira, entre os 3 mil disponíveis, em tamanhos variados. As opções incluem desde boxes pequenos até lojas com mais de 35 m², além de imóveis destinados a empreendimentos de maior porte, com áreas de 240 m² a 2 mil m². Os investimentos podem variar entre R$50 mil e R$2 milhões.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *