Cerca de seis mil visitantes prestigiam da 7ª AniCon em Conquista
Evento promoveu a cultura k-pop com competições de dança e cosplay e as tendas com diferentes produtos e exposições 2 de outubro de 2023 Raquel Soreira e Edilaine RochaNo primeiro dia, sábado, 23 de setembro, os portões de acesso ao evento foram abertos às 12h e a programação teve início com o karaoke, às 12h30, no palco K-pop Fasa, e, em seguida, às 13h, houve a apresentação do artista Val saxofonista no palco HE-NET.
Ainda no sábado, a primeira atração a subir ao palco HE-NET foi o saxofonista Val, em seguida, o youtuber Muca Muriçoca assumiu a responsabilidade de entreter a galera.Para concluir, houve a apresentação do artista Morango Anime Songs, no palco HE-NET.
Dando continuidade na tarde de sábado, a arena K-Pop Fasa foi palco de palestras, desafios, just dance e música pop coreana. O dançarino e professor de k-pop dance, Cleber Cândido, foi responsável por um bate-papo com os kpors sobre dicas e conselhos sobre dança, apresentação e performance artística. Segundo a estudante de Biomedicina, Larissa Trindade, a conversa trouxe orientações significativas que a ajudaram na sua performance. “Não faço ideia do resultado da apresentação, mas espero ser motivo de orgulho aos meus amigos e às pessoas que gostam de mim.”
Logo após o bate-papo com fãs, foi realizado o concurso de dança k-pop solo. A competição premiou o primeiro lugar R$300,00, o segundo lugar com R$200,00 e o terceiro lugar, R$100,00. A estudante de Biologia, Ana Carolina, estava entusiasmada para competir. “Não estava com muita expectativa com a Anicon, mas soube do concurso de k-pop e fiquei muito animada, pois danço desde os quatro anos.” Já o também estudante Pedro Felipe, que é dançarino de diversos ritmos musicais e é fã de k-pop, estava nervoso com a competição. “Mas eu me preparei muito,” complementou.
No domingo, Val Saxofonista foi responsável por dar início às atrações no palco HE-NET, seguido pelo dublador Manolo Rey. Após a apresentação do dublador, as especialistas em cosplay Ayu Cosplayer e Luísa Pacheco encerraram as atrações do palco HE-NET.
No domingo, segundo e último dia do evento, os desafios de just dance continuaram com as apresentações solo de músicas asiáticas e o concurso de k-pop em grupo, arena K-Pop Fasa. O também aconteceu o desfile de cosplay, um dos momentos mais aguardados pelo público, com as performances dos fãs com seus personagens preferidos, no palco HE-NET. O concurso de cosplay foi uma das últimas atividades do evento.
Igor Alvaredo, que participava da quarta exibição no cosplay, estava empolgado. “Sou mais conhecido como Dora Marombeira (Aventureira) e Wandinha, e este ano me preparei para vir de Kratos, personagem do Jogo God Of War (séries de jogos eletrônicos).” Já Leticia Teixeira, estudante de 17 anos, estava fazendo cosplay da personagem Ahri Florescer Espiritual do jogo League Of Legends. “Gosto muito da Anicon, pois, para mim, é um dos melhores e principais eventos do Sudoeste da Bahia, recomendo que o público que venha. ”
Cultura, comida e tecnologia
Durante os dias do evento, além da música, dos quadrinhos e animes, também havia na Anicon de 2023 tendas que apresentavam aspectos da cultura europeia e k-pop, como a comida, bonecos, esporte, e também artefatos da tecnologia atual. Opções variadas eram para atender diferentes públicos.
A tenda Clube 98, do instrutor e diretor do Clube 98, Sócrates Melo, levou ao evento uma imersão às artes marciais europeias com ferramentas e artifícios lúdicos medievais. Seu espaço reproduziu a atmosfera da idade média com uma arena de batalha e uma taverna. “Estamos aqui desde 2017, e esse espaço nós utilizamos para fazer esse contato com o público jovem.”
O estudante de Engenharia Civil, Daniel Venâncio, que acompanha a Anicon há 5 anos, foi um dos visitantes da tenda. “Acho incrível a produção de espadas personalizadas e admiro a dedicação do Clube,” salientou.
No universo nerd, a paixão por coleção de bonecos é uma das características dos fãs da cultura k-pop. O evento também possibilitou esse acesso por meio dos tendas de produtos artesanais. A estudante de matemática, Rebeca Silva, foi uma das responsáveis por esses espaços. Segundo ela, o que começou como uma brincadeira de fazer e vender bonecos, virou uma fonte de renda. “Estar neste espaço do AniCon é incrível, pois as pessoas de todas as idades podem conhecer meu trabalho.”
Já a estudante de Medicina Veterinária, Maria Luísa, que participou pela primeira vez com sua tenda de artesanato no festival, contou que desde pequena já gostava de fazer artesanato. “O AniCon tem um papel muito importante nesse processo, pois está divulgando meu trabalho.” A artesã Luisa Andrade, que criou sua marca de biscuit há cerca de seis anos, também era presença no evento. “Minha marca Menina Mel possibilita trazer as temáticas dos animes para os acessórios, atingindo crianças, adolescentes e adultos unindo gerações.”
Outro espaço da Anicon foi o de inovações tecnológicas. Presente no festival desde 2018, a mestre em Engenharia Industrial, Carol Correia, era uma das presenças no ambiente da CDR. “O nosso propósito é trazer um pouco da área de tecnologia e robótica, com as competições de robôs e exposições de projetistas da área tecnológica, estimulando a galera a participar.” O professor de Ciência da Computação da Uesb, Roque Trindade, terceira vez no festival, tem mobilizado excursões para levar estudantes universitários e de escolas públicas para participarem das atividades relacionadas à tecnologia. “Os eventos voltados para a robótica são um meio de promoção e divulgação da ciência. A robótica pode estar ao alcance de todos, podemos sim fazer robótica de baixo custo, É possível construir um robô acessível com R$200,00.”
As comidas asiáticas também estiveram presentes na AniCon. O incentivo para experimentar as iguarias são dos animes, séries coreanas e games online. A estudante, Agatha Ramily, foi uma das consumidoras desses produtos. “Esse tipo de comida aqui é em Conquista é difícil de achar, inclusive até mesmo pela internet com preço acessível. Sempre vejo este tipo de comida em alguns animes, séries e isso me influenciou a comprar.” O também estudante João Carlos, de 17 anos, experimentou o macarrão instantâneo pela primeira vez no festival do ano passado, desde então, marca presença para saborear o produto. “Provei aqui e gostei, é muito bom.” Daniela Sampaio, foi a AniCon influenciada pelo k-pop e pelos Cup Noodles. “Esse stand é muito legal, pois compramos a comida e já preparam na hora. Assisto séries coreanas desde 2020 e sempre vi os personagens comendo, despertando meu interesse.”