Conquista recebe 2° edição do Festival Hip Hop em novembro
A programação, que homenageia os movimentos artísticos e de resistência das periferias, contará com batalhas de rimas, break dance, open style, shows e oficinas de graffiti 29 de outubro de 2024 Por Rafaella LeiteA segunda edição do Festival VDC Hip Hop acontece nos dias 9 e 10 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O evento que começa às 8h e termina às 22h contará com batalhas de rimas, break dance, shows e oficinas de graffiti. A celebração, organizada pela Associação de Hip Hop de Vitória da Conquista, possui entrada gratuita e ocorrerá na semana dedicada à cultura de rua, instituída no município pela Lei nº 2.653/2022.
A programação irá homenagear movimentos artísticos e de resistência das periferias e contará com a participação de artistas locais, como os trappers Gusta e Gadas, além do dançarino Borrachinha. Artistas de outras cidades do estado também marcarão presença como a cantora Udi Santos, de Salvador, e o rapper Billyfat, de Ilhéus. Outras atrações musicais, como Tupã, Vinnz, DJ LirouH, Emissário Rael, além das duplas Vila Bélica e Manifesto Verbal, foram confirmadas.
Dom José, é rapper desde 2015 e fará uma apresentação musical nesta edição. O artista disse que a arte salvou sua vida e destacou a contribuição sócio-cultural que o evento representa. “Conquista é carente de eventos como este, e estou muito feliz em participar. Trazer a cultura marginalizada, com todos os seus cinco elementos, é fundamental. É um ato libertador que transforma e salva vidas. Com fé e muita determinação, faremos acontecer da melhor forma possível.”
COMPETIÇÕES
O break dance é um estilo de dança urbana originado em Nova York na década de 1970 e caracteriza-se por movimentos acrobáticos, giros, quedas e passos estilizados, sendo geralmente acompanhado durante as performances dos dançarinos (b-boys e b-girls) por música hip hop.
Cleiton Reis, de Poções, mais conhecido como Borrachinha, dança há 17 anos e é campeão baiano na modalidade break dance. Neste ano, o b-boy será jurado na categoria Open Style e competirá em uma batalha dois contra dois com o b-boy Xharada, que também reside em Poções. Borrachinha disse que o evento reúne muitas pessoas e compartilhou suas expectativas: “Tenho certeza de que será maravilhoso, assim como nos anos anteriores. A Bahia estará presente em peso.”
Nas batalhas de rima, os MCs (mestres de cerimônias) abordam temas geralmente sociais de maneira criativa, usando suas habilidades líricas para criar fluidez e ritmo. Nesse formato, os competidores devem demonstrar a capacidade de responder de forma impactante aos adversários, buscando capturar a atenção tanto da plateia quanto dos jurados. Para a disputa, foram classificados os MCs Armagedom, LD, GRO e Astro.
As batalhas da categoria Open Style não possuem restrições de estilo específico, permitindo a mistura de diferentes ritmos de dança. Durante as performances, a criatividade, a improvisação e a habilidade de adaptação a diversos estilos são fatores de avaliação para decidir os vencedores. No festival de Hip Hop, a disputa será individual; as dançarinas Rillary, Mabi e o dançarino Ramon estarão entre os competidores.