Curta-Metragem produzido na Uesb conquista Prêmio Grande Otelo
O filme foi produzido para o 2º Festival Cultural da instituição 4 de setembro de 2024 Kamile CardosoO curta-metragem “Mulher Vestida de Sol”, produzido pela professora do curso de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Patricia Moreira, foi vencedor do prêmio de Melhor Curta-Metragem de Animação na 23ª edição do Prêmio Grande Otelo de Cinema, realizado em 28 de agosto, no Rio de Janeiro.
Para a professora, ganhar o principal prêmio do cinema brasileiro abre portas para outras cineastas, artistas e, especialmente, mulheres. “Como professora de cinema, sinto uma enorme satisfação em mostrar que é possível ocupar espaços que antes pareciam inacessíveis”, ressaltou.
A animação em stop-motion já recebeu outros 20 prêmios, incluindo o reconhecimento no 16º Curta Taquary, em Pernambuco, e menções honrosas nos festivais internacionais Latino & Native American Film Festival e 2023 Student World Impact Film Festival.
A obra explora a pluralidade das experiências femininas a partir da perspectiva da ancestralidade. Segundo Patricia Moreira, a obra surgiu do desejo de refletir sobre a experiência feminina de uma maneira mais profunda. “O filme recupera memórias e projeta possibilidades futuras. A combinação de técnicas de animação, como stop-motion, foi crucial para dar vida à narrativa”, destacou.
Produzido, entre setembro e novembro de 2022, por uma equipe de oito pessoas, discentes do curso de Cinema, o prazo curto foi um dos principais desafios. “Cada membro da equipe assumiu várias funções, o que tornou o trabalho coletivo um verdadeiro exercício de colaboração. Como cineasta do interior da Bahia, sinto que nossa conquista demonstra que é possível alcançar grandes realizações mesmo sem os recursos das grandes capitais”, ressaltou a professora.