Dia Internacional dos Povos Indígenas

9 de agosto de 2024 Vitor Barboza

Nesta sexta-feira (09/08), é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Criado pela Assembleia Geral da ONU em 1994, a data marca a primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em 1982.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas incentiva a população mundial a conscientização sobre os direitos e questões enfrentados pelos povos indígenas e o reconhecimento de sua contribuição para a diversidade cultural e ambiental.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (Onu), existem cerca de 370 a 500 milhões de indígenas no mundo, espalhados por 90 países. Eles vivem em todas as regiões geográficas e representam 5 mil culturas diferentes.

As comunidades indígenas são líderes na proteção do meio ambiente, são quase 70 milhões de mulheres e homens indígenas que dependem das florestas para sua subsistência, e muitos mais são agricultores, caçadores ou pastores.

Os povos indígenas lutam todos os dias contra a mudança climática. Em uma pesquisa divulgada pela Onu, as suas florestas armazenam pelo menos um quarto de todo o carbono das florestas tropicais, cerca de 55 trilhões de toneladas métricas. Isso equivale a quatro vezes o total de emissões globais de carbono em 2014.

Eles desempenham um papel essencial na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e são cruciais na proteção ambiental, na luta contra a desigualdade e na promoção da paz e segurança. Sem a participação e contribuição dos povos indígenas, os objetivos de desenvolvimento sustentável não poderão ser plenamente alcançados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *