Documentário “A Sobrancelha é o Bigode do Olho” estreia em Conquista

As sessões são promovidas pela Umbuzeiro Filmes e o documentário resgata a trajetória de Barão de Itararé 3 de abril de 2025 Lázaro Oliveira, Luan Pereira e Vitor Barboza

Nesta quinta-feira (03/04), estreia o documentário “A Sobrancelha é o Bigode do Olho” nos cinemas Centerplex Boulevard, em Vitória da Conquista, onde estarão o diretor da obra, Alexandre Dacosta, e o roteirista Ivan Jaf na primeira semana de exibição.  Na mesma data, em Salvador, o audivisual será apresentado na  Sala de Arte – CineMAM.   

Em Conquista, as sessões estão sob a responsabilidade da Umbuzeiro Filmes.  O documentário será exibido durante os cinco dias, às 16h, até 9 de abril.  A sessão de estreia, em 3 de abril, será aberta ao público. Nos demais dias, haverá exibições voltadas para grupos específicos, escolas, movimentos sociais, universitários e quilombolas. Em Salvador, todas as sessões serão abertas ao público no mesmo período.

Além das exibições presenciais, a programação inclui entrevistas e bate-papos. Na sexta-feira (04/04), às 20h30, haverá uma conversa com o diretor e o roteirista no Instagram. Já na quarta-feira (09), um bate-papo ao vivo será transmitido pelo YouTube, também às 20h30. 

Histórico Barão de Itararé                                                                                                                   

O documentário resgata a trajetória de Apparício Torelly, conhecido como Barão de Itararé. Jornalista, escritor e pensador, ele denunciou as desigualdades do país e criticou políticos das décadas de 1920 a 1960, sempre com humor. Durante o governo de Getúlio Vargas, chegou a ser preso e dividiu cela com Graciliano Ramos. 

O documentário foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia e contou com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para viabilizar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em conformidade com a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *