Documentário sobre Camillo de Jesus Lima será exibido nesta sexta-feira (7)
A exibição do curta-metragem começará às 19h e a entrada é gratuita 6 de março de 2025 Rian BorgesNesta sexta-feira (07/03), o documentário “O Poeta do Sertão Baiano: Camillo de Jesus Lima”, que faz uma homenagem ao poeta baiano que viveu no século XX, será exibido no Centro de Cultura de Vitória da Conquista, que tem o seu nome. A apresentação do curta-metragem começará às 19h e a entrada é gratuita.
O documentário, que é dirigido por Rosângela Duca, apresenta a trajetória de vida e obra de Camillo de Jesus, que nasceu em 1912, em Caetité. Para um dos produtores do documentário, Gabriel Ferraz, a filmografia tem relevância por preservar e divulgar a história do poeta. “Esse tipo de registro contribui para o reconhecimento e valorização de figuras ou fatos importantes que impactaram a cultura, a sociedade ou a história de um determinado lugar ou comunidade, permitindo que as novas gerações aprendam com o passado.”
A produção do curta-metragem resgata informações, emoções e os momentos significativos do contexto histórico e social em que Camillo de Jesus estava inserido. Entre os entrevistados na obra, estão o compositor Xangai e o maestro João Omar, além de amigos, familiares e escritores influenciados pelo poeta baiano.
A produção do curta-metragem foi realizada durante 10 meses, entre fevereiro e novembro de 2024, com gravações em Macarani, uma das cidades que Camillo morou e o local onde atualmente residem os seus familiares. As filmagens também se estenderam a Itapetinga e a Vitória da Conquista, no Centro de Cultura, que leva o seu nome como uma homenagem às contribuições para a cidade.
O documentário contou ainda com colaboração da Associação de Cultura e Turismo de Macarani e do Movimento Ágrafo de Cinema (Mac), sendo financiado pelos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG.
Foto de capa: Reprodução/FliConquista