Eleição da nova gestão do Conselho de Cultura de Conquista será em setembro
No Fórum Municipal de Cultura, dia 6 de setembro, serão escolhidos representantes da sociedade civil para cada área temática por meio de votação 14 de agosto de 2025 Luísa PereiraA Secretaria Municipal de Cultura de Vitória da Conquista abriu as inscrições para o Fórum Municipal de Cultura, que acontecerá no dia 6 de setembro, no auditório da Praça CEU das Artes J. Murilo, no bairro Alto Maron. Na ocasião, serão eleitos os representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho Municipal de Cultura (CMC) para o biênio 2025/2027.
Podem participar e se candidatar para delegados pessoas maiores de 18 anos de idade, que residem em Vitória da Conquista. As inscrições devem ser feitas até 26 de agosto por meio de preenchimento de formulário on-line. No cadastro, a pessoa interessada precisa escolher um dos cinco eixos temáticos, de acordo com sua área de atuação. Confira cada um deles:
Eixo 1 – Artes Plásticas e Visuais, Audiovisual (gráfica, gravura, artesanato, fotografia e exposição);
Eixo 2 – Música;
Eixo 3 – Artes Cênicas (Cinema, Teatro, Circo, Ópera e Mímica) e Dança;
Eixo 4 – Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca;
Eixo 5 – Patrimônio Cultural Material (Patrimônio Histórico) e Imaterial (Culturas Populares).
O delegado somente terá direito a um voto na plenária temática em que estiver inscrito e credenciado. Somente os participantes na categoria de delegado e que cumprirem os requisitos do edital poderão se candidatar ao cargo de conselheiro.
O conselho é formado por 20 membros, sendo seis nomes indicados pelo governo municipal, com três titulares e três suplentes, e quatro indicados pela Câmara de Vereadores, com dois titulares e dois suplentes. Da sociedade civil, são eleitas 10 pessoas, sendo cinco titulares e cinco suplentes.
Além da eleição para o conselho, o fórum terá uma palestra de abertura que abordará a elaboração do Plano Municipal de Cultura e discussões para aprovação do regimento interno do órgão.
*Luísa Pereira é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.
[…] reforma estatutária do Conselho Municipal de Cultura. Com a proximidade do Fórum de Cultura, onde será eleita uma nova gestão do órgão, no dia 6 de setembro, o grupo tem agido para mobilizar a categoria. “É um momento importante para o setor. Porém, […]