Evento Casas e Memorias: EnCantos e EsPaços acontece nesta quinta (10)
Nessa terceira edição o projeto explora histórias e identidade cultural 9 de outubro de 2024 Kamile CardosoNesta quinta-feira (10/10), às 8h, será realizado a terceira parte do projeto “Casas e Memórias: EnCantos e EsPaços”, no Memorial Governador Régis Pacheco, localizado na Praça Tancredo Neves. Com entrada gratuita e aberta ao público, evento contará com a exibição de 15 audiovisuais que apresentam 49 entrevistas com moradores da região, refletindo suas vivências e histórias ligadas aos espaços que habitam.
De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mary Weinstein, o evento oferece uma oportunidade de praticar um jornalismo diferente do “mainstream” da televisão. A professora ainda afirma que o projeto, é sem as restrições típicas do jornalismo comercial, “é um jornalismo que reconhece a contribuição que a fonte pode dar, sem limitações”, ela acrescenta que se trata de um trabalho que também valoriza a sensibilidade do repórter durante as entrevistas.
A programação inclui a exibição dos vídeos produzidos, seguida de uma discussão sobre jornalismo, cidade e patrimônio cultural, envolvendo a participação dos convidados e do público. As etapas do projeto contemplam a seleção de entrevistados, agendamento, produção para gravação, apuração de informações, redação, revisão e edição das falas dos entrevistados, além de ajustes no material.
O projeto terá a presença dos professores da Uesb Ana Castilhano, do Curso de Psicologia, Benedito Eugênio, coordenador da Pós-Graduação em Ensino, e José Ricardo Marques dos Santos, do Curso de Antropologia. Também estará presente o professor Felippe Decrescenzo, arquiteto e Chefe da Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, que virá de Salvador. Cada convidado abordará temas relacionados à casa e à moradia, ouvindo também os relatos dos moradores.
Este evento tem o objetivo de estimular a reflexão e o diálogo sobre as narrativas coletadas e o papel do jornalismo na valorização do patrimônio cultural. A terceira parte do projeto amplia o escopo das edições anteriores, intituladas “Pequeno Inventário de Edificações e Narrativas” (Parte I) e “A Moradia no Interior da Bahia” (Parte II), que já abordaram a transformação de casas em lava-jatos e estacionamentos.