Exposição de Agropecuária de Vitória da Conquista é retomada depois de cinco anos
O evento tem uma programação de shows, rodeios, palestras, leilões, competições e muitas opções de lazer para o público 7 de junho de 2024 Anna Nazco, Arthur Vitor e Kamile CardosoApós cinco anos sem acontecer, entre os dias 5 a 9 de junho, a Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista retorna às atividades em sua 53ª edição, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A abertura foi na última quarta-feira e a programação tem shows, rodeios, palestras, leilões, competições e muitas opções de lazer para o público.
Segundo o presidente da Coopmac (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense), instituição organizadora do evento, Isaac Figueira, os obstáculos foram vencidos para tornar a exposição de 2024 uma realidade. “O principal desafio foi o estado do parque, que estava muito deteriorado. Então, a gente teve de pintar, organizar, melhorar, e em dois meses e meio, conseguimos modernizá-lo”, disse. “Esse era um clamor da população conquistense e que com muita sensibilidade estamos atendendo, quero agradecer a todos que contribuíram para esse retorno, esse é o verdadeiro espírito do cooperativismo. Quero convidar a todos, da criança ao idoso, para essa exposição que foi organizada com muito carinho.”
A banda da Polícia Militar da Bahia (PMBA) abriu a cerimônia com a apresentação do hino nacional. Logo em seguida, os organizadores, apoiadores e convidados presentes puderam falar no palco montado no meio do espaço do evento. Entre eles estavam o presidente da Coopmac, Isaac Figueira; a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos; o deputado estadual e membro da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, Tiago Correia; vereador Hermínio Oliveira, secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Lucas Dias e a vereadora por Conquista, Viviane Sampaio.
A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, destacou que o evento faz parte do calendário do município e contribui para o desenvolvimento regional. “Nós queremos trazer o homem e a mulher do campo para exposição para que eles possam conhecer as novas tecnologias, para que a gente possa fortalecer ainda mais o agronegócio da nossa região. Aqui temos instituições financeiras e vários expositores de agronegócio. Tenho certeza que vamos fazer grandes negócios através da cooperativa.”
Durante o evento, o público, estimado pelos organizadores em 20 mil por dia, poderá visitar 100 expositores vindos das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, estarão em cerca de 150 estandes, 1000 animais. É estimado uma movimentação de mais de R$100 milhões nos cinco dias de feira. O acesso ao parque de exposições acontece pela rua Tertuliano Sales a partir das 10h da manhã, e a entrada é gratuita. O parque de diversões da American Park estará aberto a partir das 17h.
Programação
Nesta última sexta-feira (07/06), houve um rodeio, às 19h, que foi comandada pela Cia de Rodeio Thiago Peão, às 20h, e o 15º Leilão 05 Estrelas Manga Larga Marchador de criadores de todo o estado da Bahia. Também shows com as bandas Metrô do Forró, Cacau com Leite e Homens de Cabaré, às 21h.
No sábado (07/06), o rodeio acontece às 19h. Shows com início às 21h com Bruno Brasil, Latitude 10, Robertinha e Heitor Ferraz. O parque de diversões da American Park estará aberto a partir das 16h.
Para encerrar a programação, no domingo (09/06), o rodeio terá início às 18h e os shows de Chega Mais, Betão e Jó Almeida iniciam às 21h. O Parque de Diversões estará aberto a partir das 15h.
O evento organizado pela Coopmac contou com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, do deputado Federal Waldenor (PT), que contribuiu com R$500 mil de emenda para revitalizar o Parque Teopompo de Almeida.