Fligê 2024 começa nesta quarta-feira (24)
A 7° edição do evento vai até domingo e tem Itamar Vieira Júnior com homenageado 23 de julho de 2024 Vitor BarbozaCom o tema “Literatura das Lavras Diamantinas”, a 7ª edição da Feira Literária de Mucugê começa nesta quarta-feira (24/07), em Mucugê e na Vila de Igatu. O evento vai até o domingo e homenageia o escritor baiano, Itamar Vieira Júnior.
De acordo com a curadora do evento, Ester Figueiredo, esta edição da feira destaca o protagonismo de escritores que nasceram na Chapada Diamantina ou que usaram o território como tema enredo de suas produções literárias. “A nossa programação envolve a literatura, especificamente a obra e o escritor, como as personagens principais, mas também a literatura que dialoga com o cinema, com o teatro, com as artes plásticas”, disse.
Itamar Vieira Júnior, homenageado desta edição, nasceu em Salvador em 1979, e viveu sua adolescência em Pernambuco e, posteriormente, na cidade de São Luís. Formou-se em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde foi o primeiro aluno a receber a Bolsa Milton Santos, destinada a jovens negros de baixa renda. Continuou seus estudos na Ufba, obtendo mestrado e doutorado. Inspirado pelas experiências vividas durante suas pesquisas na Chapada Diamantina, entre as comunidades quilombolas, lançou seu primeiro romance “Torto Arado”. A obra narra a história de uma família pobre que vive em uma fazenda em condições semelhantes à escravidão. Em 17 de outubro de 2018, o livro recebeu o Prémio LeYa, e em 2024, o Prix Montluc Résistance et Liberté de literatura.
A Fligê 2024 terá uma programação com shows, espetáculos, mesas, leitura dramática, encontros e conversas literárias. Além disso, a feira conta com espaços para diferentes tipos de público como a Fligêzinha, um espaço destinado a crianças, onde ocorre contação de histórias, leitura viva em musicais e brincadeiras infantis. A Fligê+ traz oficinas, mesas e debates direcionados à juventude, a Figêcine que traz curtas e longas metragens que abordam a região da Chapada Diamantina, e a Fligê&Tu, que ocorre na Vila de Igatu, com atividades paralelas a Fligê.
O evento ainda vai ter também a Expografia “MUAGEM: Oralituras Diamantinas”, realizada pela artista e professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Adriana Camargo, que aborda a questão das oralidades por meio da presença feminina.
Além dos diversos espaços, a programação inclui figuras de destaque tanto local quanto nacional. Entre os convidados estão o cantor Rubel, a cantora Larissa Luz, o grupo Filhos de Jorge e a atriz Calu Manhães. Cineastas que retrataram a Chapada Diamantina em suas obras, como Delmar Araújo, Orlando Sena e Célia Tupinambá, também marcarão presença.
A Fligê é realizada pelo Instituto Incluso e o Coletivo BarraVento, em parceria com o Studio Palma e a Prefeitura de Mucugê. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon, e do Governo Federal, através do Ministério da Educação, com emendas parlamentares.