Mostra Cine Coreto leva o filme “Alice dos Anjos” às escolas rurais de Poções
Alice dos Anjos é a obra escolhida para os três dias de exibições 4 de setembro de 2024 Kamile CardosoNos dias 6, 13 e 20 de setembro, a Mostra “Cine Coreto – Educação em Movimento” levará o cinema às escolas públicas da zona rural de Poções, Bahia. As atividades são um projeto do veículo jornalístico Site Coreto, com financiamento da Lei Paulo Gustavo.
Segundo a diretora do Site Coreto, Raquel Rocha, o projeto é uma oportunidade de democratizar o acesso à cultura e de promover um diálogo significativo com o público infantojuvenil da zona rural. “A iniciativa oferece acesso gratuito à produção audiovisual brasileira, especialmente a baiana, nas comunidades escolares”, disse.
Poções é uma das cidades do interior da Bahia que não possui nenhuma sala de cinema, forçando os moradores a se deslocarem até Vitória da Conquista, a 65 quilômetros de distância, para assistir a um filme. Dados do Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA) mostram que, dos 417 municípios baianos, apenas 121 possuem salas de cinema, a maioria concentradas em Salvador.
A mostra Cine Coreto, reúne alunos, professores e funcionários para debaterem e refletirem sobre diferentes obras audiovisuais. As exibições acontecerão na Escola Municipal Cônego Pithon em Morrinhos (06/09), na Escola Municipal Alvino Ferreira Paiva em Bezerro (13/09) e no Instituto de Educação Manoel Padre em Bandeira Nova (20/09).
O filme escolhido para as exibições é “Alice dos Anjos”, dirigido por Daniel Leite de Almeida e produzido pela Ato 3 Produções de Vitória da Conquista. O musical infantojuvenil, inspirado em “Alice no País das Maravilhas” e “Pedagogia do Oprimido”, é ambientado no Nordeste e visa estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes.