Mostra de Anima apresenta curta-metragens do “De Anima Lab”
A sessão especial marca o encerramento da Mostra De Anima e conta com uma seleção especial de curtas-metragens 25 de abril de 2025 Giovanna de Souza e Sofia RezendeVitória da Conquista terá no dia 30 de abril a sessão especial da “Mostra de Anima”, com a apresentação das produções realizadas pelo “De Anima Lab”, segundo de um bate-papo com os produtores das obras, às 14h, no Teatro Glauber Rocha da Uesb. A atividade é aberta a população em geral de forma gratuita.
A última sessão do evento cinematográfico, que teve início no dia 26 de março, traz a exibição dos trabalhos produzidos pelo Produzaê, que tem atuado no desafio de fazer animação no Brasil e outras produções audiovisuais. Entre os filmes a serem exibidos estão: Lapso (2022), OvO (2018), Ayo e o Grande Rei Mansa Musa (2023), Carcinização (2023), Amir e o Tesouro Perdido (2025), Deixem Diana em Paz (2013), Carne (2019) e Animando (1987).
Segundo a estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb e uma das idealizadoras do laboratório De Anima, Olga Catarina, o projeto começou como um grupo de estudos para as matérias de montagem e edição, novas tecnologias e animação. “Até finalmente a Lei Paulo Gustavo – BA contemplar o projeto, e a partir daí, começarmos a produzir animações para portfólio e oficinas de animação acessíveis, com cada animadora explorando cada parte de animação durante o projeto. O De Anima pretende continuar assim, formando mais animadoras”, explicou.
A parceria ainda se estende para a Produzaê, produtora voltada para a animação que tem egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. A produtora também está com dois filmes na mostra: “Ayo e o Grande Rei Mansa Musa” (2021) e “Amir e o Tesouro Perdido” (2025). Outro participante do evento é o Instituto Split, uma iniciativa que nasceu da necessidade de uma economia não focada na massificação da produção de conteúdo audiovisual.
Cineclube
O Cineclube Película foi criado e organizado em 2024 por estudantes de Cinema e Audiovisual da Uesb. “Surgiu com o intuito de difundir, ampliar o acesso e aumentar o circuito exibidor dessas obras”, disse o estudante do curso de Cinema e Audiovisual, Yan Altino.
Em parceria com o Laboratório De Anima Lab, o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Bahia, busca democratizar o acesso ao cinema brasileiro para escolas e estudantes de cinema a partir das animações. Também faz uma homenagem a existência do De Anima Lab, projeto composto apenas por mulheres egressas/estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb.