Multidão participa da abertura da 1ª FliConquista no Centro de Cultural

As atividades estão concentradas no Centro de Cultural Camilo Jesus Lima. Não é preciso pagar para participar, tudo é gratuito 16 de novembro de 2023 Jenifer Vital

O Centro de Cultural Camilo Jesus Lima, que tem capacidade para 374 pessoas, ficou lotado  na abertura da primeira edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), nesta última quarta-feira (15/11), a partir das 19 horas em Vitória da Conquista.  A sessão inaugural contou apresentações artisticas e a presença de autoridades locais, estaduais e federais e da organização do evento. 

Na ocasião, a curadora da FliConquista, Ester Figueiredo, destacou a relevância de Camillo de Jesus Lima,  o escritor homenageado desta edição, e a escolha do tema Literatura e Liberdade, que comemora os 200 anos da Independência da Bahia. “Nossos estantes estão todos centrados na temática do bicentenário da Independência da Bahia, com atividades voltadas para o público de todas as idades. ”

 Também esteve presente o Secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro. Segundo ele,  Conquista, é um município estratégico para Bahia, em termos políticos, econômicos e culturais. “Conquista é berço de muitas manifestações culturais da Bahia e do Brasil.”

Já o diretor da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, salientou a responsabilidade de coordenar a política estadual de livre leitura, que tem incluído diversas iniciativas públicas, como eventos literários, para receberemapoio do governo estadual. Atualmente, na Bahia, o governo oferece suporte a 43 eventos literários distribuídos por 27 territórios de identidade.

Outras autoridades que prestiagram a abertura foram a representante do Instituto Comunidade Sustentável, Ana Paula Guimarães Marques; o representante do Coletivo Barravento, Arnaldo Pereira; a representante da Casa da Cultura Cultura, Poliana Policarpo de Magalhães; a representante da Academia Conquistense de Letras, Elvarlinda da Rocha Jardim; a diretora do Núcleo Territorial de Educação número 20 (NTE-20), professora Lenira Maria de Figueiredo Souza; a secretária de Educação do Estado, Adélia Pinheiro; o reitor da Universidade do Sudoeste da Bahia, Luis Otávio de Magalhães; o deputado Federal Waldenor Pereira; o Deputado Estadual Zé Raimundo; a representante da família do escritor homenageado, Marta Cristina de Jesus Góes, filha de Camillo de Jesus Lima. 

Orquestra Camerata Carlos Jobah

Abertura da FliConquista contou com o espectáculo da Orquestra Camerata Carlos Jobah. Para o diretor e regente da filarmônica, Ledison Manrique, e um dos responsáveis pelo espetáculo, foi emocionante participar do evento. “Uma honra muito grande para  mim e para o programa Carlos jobah abrir a Feira Literária de Conquista.”

A musicista Stefanie Coqueiro também se mostrou empolgada com o público presente no teatro. “É um prazer estar participando da primeira Feira Literária de Conquista  e ter atuado junto com a camarada da Neojibá na noite de abertura. Foi uma experiência fantástica musical e a relação com o público foi  proveitosa” salienta a violoncelista.

A professora aposentada, Shirlei Nogueira, esteve presente no público da apresentação. “No aniversário de 183 anos de  Vitória da Conquista nós somos presenteados com esse evento que traz o tema “literatura e liberdade” junto ao Neojibá, que hoje homenageia Camilo de jesus Lima, podemos ver que a cultura voltou à cidade”.

Segundo a organização da FliConquista, cerca de 500 pessoas estiveram presentes no teatro durante a abertura e 800 no primeiro dia de evento. A Feira literária ocorrerá, entre os dias 15 a 19 de novembro, no Centro de Cultura Camilo de Jesus.

Programação

A Fliconquista, entre os dias 15 e 19 de novembro, oferece uma programação distribuída em quatro espaços distintos. Na Arena Literária, os visitantes poderão participar de debates, games, oficinas, performances e atividades artísticas especialmente voltadas para o público jovem. O espaço Ciranda das Infâncias será destinado às crianças, proporcionando ao publico mirim contação de histórias e brincadeiras. A Área Literária contará com estandes de editoras, livrarias, bate-papo com autores e lançamentos de livros. No Palco Literário, localizado no auditório principal, os destaques serão mesas de conversa, apresentações musicais, e um bazar literário.

As atividades estão concentradas no Centro de Cultural Camilo Jesus Lima. Não é preciso pagar para participar, mas alguns espectáculos, por conta da limitação de espaço do auditório, é preciso fazer uma reserva no Simpla.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *