Multidão participa da abertura da 1ª FliConquista no Centro de Cultural
As atividades estão concentradas no Centro de Cultural Camilo Jesus Lima. Não é preciso pagar para participar, tudo é gratuito 16 de novembro de 2023 Jenifer VitalO Centro de Cultural Camilo Jesus Lima, que tem capacidade para 374 pessoas, ficou lotado na abertura da primeira edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), nesta última quarta-feira (15/11), a partir das 19 horas em Vitória da Conquista. A sessão inaugural contou apresentações artisticas e a presença de autoridades locais, estaduais e federais e da organização do evento.
Na ocasião, a curadora da FliConquista, Ester Figueiredo, destacou a relevância de Camillo de Jesus Lima, o escritor homenageado desta edição, e a escolha do tema Literatura e Liberdade, que comemora os 200 anos da Independência da Bahia. “Nossos estantes estão todos centrados na temática do bicentenário da Independência da Bahia, com atividades voltadas para o público de todas as idades. ”
Também esteve presente o Secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro. Segundo ele, Conquista, é um município estratégico para Bahia, em termos políticos, econômicos e culturais. “Conquista é berço de muitas manifestações culturais da Bahia e do Brasil.”
Já o diretor da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, salientou a responsabilidade de coordenar a política estadual de livre leitura, que tem incluído diversas iniciativas públicas, como eventos literários, para receberemapoio do governo estadual. Atualmente, na Bahia, o governo oferece suporte a 43 eventos literários distribuídos por 27 territórios de identidade.
Outras autoridades que prestiagram a abertura foram a representante do Instituto Comunidade Sustentável, Ana Paula Guimarães Marques; o representante do Coletivo Barravento, Arnaldo Pereira; a representante da Casa da Cultura Cultura, Poliana Policarpo de Magalhães; a representante da Academia Conquistense de Letras, Elvarlinda da Rocha Jardim; a diretora do Núcleo Territorial de Educação número 20 (NTE-20), professora Lenira Maria de Figueiredo Souza; a secretária de Educação do Estado, Adélia Pinheiro; o reitor da Universidade do Sudoeste da Bahia, Luis Otávio de Magalhães; o deputado Federal Waldenor Pereira; o Deputado Estadual Zé Raimundo; a representante da família do escritor homenageado, Marta Cristina de Jesus Góes, filha de Camillo de Jesus Lima.
Orquestra Camerata Carlos Jobah
Abertura da FliConquista contou com o espectáculo da Orquestra Camerata Carlos Jobah. Para o diretor e regente da filarmônica, Ledison Manrique, e um dos responsáveis pelo espetáculo, foi emocionante participar do evento. “Uma honra muito grande para mim e para o programa Carlos jobah abrir a Feira Literária de Conquista.”
A musicista Stefanie Coqueiro também se mostrou empolgada com o público presente no teatro. “É um prazer estar participando da primeira Feira Literária de Conquista e ter atuado junto com a camarada da Neojibá na noite de abertura. Foi uma experiência fantástica musical e a relação com o público foi proveitosa” salienta a violoncelista.
A professora aposentada, Shirlei Nogueira, esteve presente no público da apresentação. “No aniversário de 183 anos de Vitória da Conquista nós somos presenteados com esse evento que traz o tema “literatura e liberdade” junto ao Neojibá, que hoje homenageia Camilo de jesus Lima, podemos ver que a cultura voltou à cidade”.
Segundo a organização da FliConquista, cerca de 500 pessoas estiveram presentes no teatro durante a abertura e 800 no primeiro dia de evento. A Feira literária ocorrerá, entre os dias 15 a 19 de novembro, no Centro de Cultura Camilo de Jesus.
Programação
A Fliconquista, entre os dias 15 e 19 de novembro, oferece uma programação distribuída em quatro espaços distintos. Na Arena Literária, os visitantes poderão participar de debates, games, oficinas, performances e atividades artísticas especialmente voltadas para o público jovem. O espaço Ciranda das Infâncias será destinado às crianças, proporcionando ao publico mirim contação de histórias e brincadeiras. A Área Literária contará com estandes de editoras, livrarias, bate-papo com autores e lançamentos de livros. No Palco Literário, localizado no auditório principal, os destaques serão mesas de conversa, apresentações musicais, e um bazar literário.
As atividades estão concentradas no Centro de Cultural Camilo Jesus Lima. Não é preciso pagar para participar, mas alguns espectáculos, por conta da limitação de espaço do auditório, é preciso fazer uma reserva no Simpla.