Orquestra Sinfônica de Conquista encerra FliConquista com Centro de Cultura lotado
12 mil pessoas estiveram presentes durante os cinco dias de FliConquista segundo os organizadores 18 de novembro de 2024 Denilson SoaresA segunda Feira Literária de Conquista foi encerrada neste domingo (17/11), no Centro de Cultura Camillo Jesus Lima, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Vitória da Conquista, que teve como destaque a canção “Feira de Mangaio”, de Clara Nunes. O público lotou o espaço cultural e prestigiou a orquestra durante uma hora de espetáculo.
O concerto, regido pelo maestro Douglas Marchan, trouxe o conceito da Sinfonia Popular que mistura as músicas clássicas com nordestinas. “Nós vamos resgatar as músicas, como Asa Branca de Luiz Gonzaga e passear pelo repertório clássico como Mozart e Vivaldi”, afirmou. Para o trompista Ibernon Alves, os ensaios vêm desde a Fligê onde eles também tocaram.
Antes do encerramento, pela manhã aconteceu entrega de livros para gestores das educação da Bahia e apresentação de poemas feitos por alunos do Núcleo Territorial Educação (NTE20). A tarde teve uma apresentação musical do grupo de samba “Acima da média”.
Festa cultural
Durante os cinco dias de FliConquista, passaram pelo Centro Cultural mais de 12 mil pessoas. Foram realizadas mesas temáticas, com múltiplas abordagens e temas, diferentes expressões artísticas, como apresentações de Sarau e de poemas, lançamentos de livros e shows de música.
Para a curadora do evento, a professora Ester Figueiredo, a segunda edição da FliConquista consolidou o público que vem em busca de arte e literatura. “Eu percebi bastante receptividade do público, por conta da diversidade de programação que o evento teve, com conteúdo para crianças, jovens e adultos”, disse.
O deputado federal Waldenor Pereira (PT), um dos patrocinadores da feira, estava no encerramento do evento e destacou a relevância da atividade cultural na formação da juventude. “Eles precisam de uma a formação humana e democrática. Estamos muito felizes em patrocinar mais uma vez esta feira literária, que também agrega outras manifestações artísticas.”
Para o Vereador Fernando Jacaré (PT), que também marcou presença no encerramento da FliConquista 2024, a cultura e a arte são fundamentais em Conquista. “Essa feira valoriza quem acredita na literatura, acredita na leitura e na arte. que chegue nas escolas, que chegue na periferias a arte é fundamental.”
O patrocínio do Governo Federal e do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, além do apoio do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).