Programa Rouanet da Juventude será implementado na Bahia

Projeto oferece oficinas e apoio de até R$ 200 mil a projetos culturais 9 de abril de 2025 Pedro Meireles, Luísa Pereira e Luan Pereira

Entre os dias 14 e 25 de abril, estará em andamento a primeira edição do Programa Rouanet da Juventude. Serão realizadas oficinas de capacitação para agentes culturais.

O programa foi criado pelo Ministério da Cultura (MinC), com a função de apoiar projetos desenvolvidos para a formação de jovens entre 15 e 29 anos. Haverá também financiamento de projetos culturais nas áreas de artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, humanidades, patrimônio cultural e museu, que poderão receber até R$ 200 mil.

Voltado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o programa atenderá jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o edital, é obrigatório que 50% dos projetos tengam a participação de agentes culturais, equipes ou públicos prioritários, como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

As inscrições de propostas para o financiamento podem ser feitas exclusivamente pela plataforma Salic até o dia 30/04.
Para mais informações, recomenda-se a leitura do manual disponível no site, que oferece orientações detalhadas sobre o processo. Caso o projeto seja selecionado, o patrocinador poderá solicitar um cadastro complementar em seus próprios sistemas como parte do processo de contratação.

Após a inscrição, o resultado provisório da habilitação será divulgado, com abertura de prazo para entrada de recurso do dia 20 até 30/05. Os recursos serão recebidos no dia 09/06, e após julgados, o resultado final da habilitação é publicado no dia 23/06.

Seguindo o processo, vem a fase de chamamento público, na qual acontecerão as seguintes etapas: análise das propostas pela comissão de seleção e análise de propostas em relação ao alinhamento à estratégia de marca da empresa patrocinadora. Após os dias 01/08 a 11/08, o resultado provisório da seleção será publicado, com abertura de prazo recursal e recebimento dos recursos até dia 21/08. O resultado final dos selecionados será publicado até o dia 15/09.

O Ministério da Cultura orienta que dúvidas e solicitações sobre propostas e projetos culturais sejam enviadas pela aba “Solicitações” no sistema Salic. Esse canal garante segurança, transparência e registro das comunicações, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A prefeitura de Vitória da Conquista divulgou ontem, 7 de abril, a abertura das inscrições para oficinas de capacitação aos interessados no programa. O treinamento trabalhará temas como a concepção da ideia do projeto, sua execução e a prestação de contas, importante para o desenvolvimento das iniciativas. Todos os inscritos receberão certificados, e as vagas são limitadas.

O Serviço Social da Indústria (Sesi-BA) irá ofertar a oficina de formação nos dias 15 e 16 de abril, em Salvador, que será transmitida para as unidades de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição através do link disponibilizado pela prefeitura. O Coordenador Municipal da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, afirmou que, para qualquer dúvida a respeito da capacitação, o jovem deverá procurar a Coordenação da Juventude ou a Sectel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *