Projeto Alemdador da Uesb exibe filme “Incompatível Com A Vida” neste sábado (07)

O filme traz reflexões sobre as adversidades enfrentadas pelas mulheres no contexto de vulnerabilidade no período gestacional. 6 de dezembro de 2024 Rian Borges

O filme Incompatível Com a Vida, dirigido por Eliza Capai, será exibido gratuitamente no próximo sábado (07/12), às 9h30, no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), localizado no subsolo do Shopping Boulevard. O evento é organizado pelo Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) Alemdador (@alemdador_projeto). 

O filme traz reflexões sobre as adversidades enfrentadas pelas mulheres no contexto de vulnerabilidade no período gestacional. Conta a história da diretora Eliza Capai, que descobriu, durante a gestação, uma má formação fetal chamada “incompatível com a vida”, e também de histórias de outras mulheres que enfrentaram problemas semelhantes.  

Projeto Alemdador

Lançado em outubro de 2024, o Alemdador oferece acolhimento às mulheres e casais que enfrentam perda gestacional ou perinatal. O programa é desenvolvido no Núcleo de Práticas Psicológicas da Uesb (Nuppsi), com dois turnos de atendimento e conta com duas psicólogas, uma médica e duas bolsistas dos cursos de psicologia e medicina da Uesb.

Segundo a professora do curso de Medicina da Uesb e coordenadora do Projeto Alemdador, Monalisa Barros, a iniciativa do programa é única. “Hoje, não existe um serviço direcionado a esse público. Isso faz com que essas mulheres fiquem silenciadas, invisibilidades e essa dor não tem espaço para ser trabalhada nem falada.”  

O Projeto Alemdador oferece um serviço complementar aos disponíveis nos hospitais públicos. “Tem o serviço de psicologia no hospital, mas quando elas têm alta, elas ficam sozinhas. Esse retorno à vida, o retorno à casa, ao quarto da criança, todas as suas expectativas, toda a sua idealização precisa ser reconfigurada.”

As mulheres interessadas em participar podem realizar o agendamento da consulta médica pelo telefone (77) 9 9962-1009. Após a avaliação, os profissionais direcionam as pacientes para o acompanhamento individual ou em grupos terapêuticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *