Uesb realiza o inédito evento na região Sudoeste: Desfazendo Gênero de 10 a 14 de novembro
Com 18 mesas, a abertura do evento acontecerá no Teatro Glauber Rocha com a conferência do poeta cubano, Jésus José Basquet 10 de novembro de 2023 Denilson SoaresDe 10 a 14 de novembro de 2023, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Vitória da Conquista, sediará o VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero: a construção rizomática de desejos, performances e saberes. Serão cinco dias de debates acadêmicos e ativistas, 18 simpósios de trabalho, atividades culturais, oficinas, lançamento de livros e uma exposição fotográfica.
Segundo o coordenador do evento, o professor Marcos Lima, o evento é um marco na promoção da diversidade e da valorização das diversas identidades de gênero e orientações sexuais, sendo um dos maiores na área de gênero e sexualidade do Brasil. “É um evento acadêmico, que reúne pesquisadores da temática, mas, ao mesmo tempo, é um evento que abre espaço para as pessoas LGBTQIPNA, que normalmente não possuem formação acadêmica. É um evento que pretende ser decolonial, feminista, transfeminista, a favor da dissidência sexual e de gênero.”
A abertura que acontece, no dia 10 de novembro, a partir das 19h, contará com a representante do reitor, Luis Otávio Guimarães, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), professora Gleide Magali Lemos Pinheiro, a presidente da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), Iracema Lima, e o coordenadora do evento, Marcus Lima. Em seguida, haverá a conferência sobre com o cubano radicalizado nos Estados Unidos há 40 anos, o poeta Jésus José Basquet, que vai tratar do tema“Textualidade e sexualidade nas primeiras duas coletâneas de poesia cubana de temas LGBTQ+: “Todo Parecía”/”Las Piedras Clamarán”. Como mediador da mesa estará o o professor da Universidade de Uberlândia (UFU), Fábio Camargo.
A programação do VI Desfazendo Gênero inclui 18 Simpósios Temáticos e o mesmo quantitativo de mesas -redondas. Entre elas, estão mesas com os temas “Epistemologias Transviadas”, com os palestrantes sociólogo e coordenador da página Visibilidade Intersexo no Facebook, Amiel Vieira; colunista na CultRevista, Helena Vieira; e a jornalista Sara Wagner York. A mediação dessa atividade ficará sob responsabilidade do professor de Linguística Queer e Análise Crítica do Discurso, Iran Melo. O evento acontecerá, das 16h às 18h, na sala 22 do Colégio Oficina.
Outro simpósio é “Jornalismo Atravessado pelo Gênero”, sob a responsabilidade da professora Carmen Carvalho, Mary Weinstein e Marcus Lima, que tem na programação apresentação de trabalhos, oficinas e mesa de debate. A primeira atividade é dia 10 de novembro, das 10h às 18h, no Laboratório de Jornalismo, prédio Amélia Barreto, campus da Uesb. No outro dia, acontece a oficina Fotojornalismo e Diversidade, com o fotógrafo, Paulo César Lima, que também tem uma exposição fotográfica no Floyer do Teatro Glauber Rocha. Na segunda-feira (13/11), será a mesa “Jornalismo Atravessado pelo Gênero”, com a professora da Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Lago, e a jornalista, Sara Wagner York.
Durante o evento, haverá ainda o lançamento de duas obras literárias. Uma delas é o livro “A Fundo na Espessura: Miscelânia do Desejo (1971-2023)”, uma coletânea de poemas reunidos por Jesús J. Barquet, que será lançado, na Sala 4 do Colégio Oficina, das 15h30 às 16h, No mesmo horário, na Sala (, do mesmo espaço, terá o lançamento de “Interseccionalidade: Alianças, Encontros e Margens”, de Julia de Souza Abdalla.
Quanto às atrações artísticas, o evento traz uma diversidade de opções. No dia 11, são duas apresentações, sendo a primeira a performance “Fricção”, que será apresentada no pavilhão dos Centros Acadêmicos, na Uesb, no dia 11 de novembro, das 16h30 às 17h; a segunda atração é a dança contemporânea “Fragmentos de Cenas para Desencontrar”, do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Corpo (GPNEC/CNPq/Uesb), que estará no Auditório do CAP, das 15h às 16h. No dia 13 de novembro, o monólogo “De Homem para Homem”, com Flávio Melo, será apresentado, no Auditório do Módulo IV da Uesb, das 13h30 às 14h30. Também, no mesmo dia, acontecerá a performance teatral “Amarrações”, no Auditório do CAP, das 16h00 às 16h30.
Também haverá a expografia “Corpos, imagens e máscaras” do fotográfico Paulo César Lima. Serão 15 fotografias expostas nos quatro dias do evento no foyer da entrada do Teatro Glauber Rocha Esse trabalho é um recorte da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ que ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo, nos de anos 2000 e 2003.
Segundo o Marcus Lima, o “Desfazendo gênero” é um espaço para promover o diálogo. “Esse evento foge um pouco de outros eventos acadêmicos, porque ele acolhe pessoas que muito dificilmente tem graduação, pois travestis, transexuais dificilmente conseguem entrar na universidade.”
Fotos destaques: Paulo César Lima