Umbuzeiro: primeira distribuidora de filmes de Conquista
A empresa já tem cinco filmes no catálogo para distribuir entre 2024 e 2025 6 de novembro de 2024 Rian BorgesLançada em setembro de 2024, Umbuzeiro Filmes, empresa de distribuição de filmes, é formada por sete produtoras de cinema e audiovisual da cidade: Retrato Filmes, Catingueira Filmes, Dominó Produções, Filipe Sobral Produções, Licuri Produções, Remendo Produções e a Ato3 compõem o grupo.
A distribuidora, que foi criada entre entre sócios de produtoras regionais, foi contemplada financeiramente pela Lei Paulo Gustavo (LPG) estadual, para a distribuição de cinco longas-metragens até o final de 2025.
Para o coordenador de distribuição da Umbuzeiro Filmes, Daniel Leite Almeida, há uma carência de distribuidoras em todo o Brasil. Ele aponta que, recentemente, as próprias produtoras têm criado suas plataformas de distribuição. “É o caso da O2 que, décadas atrás, com o lançamento e o sucesso de Tropa de Elite 2, criou a O2 Play, que era a distribuidora do O2. E é um movimento que tem acontecido”, disse.
Daniel ressaltou ainda que a criação da Umbuzeiro surge da precariedade de distribuidoras no interior. “Temos no Sudoeste baiano uma militância muito forte em prol do cinema do interior, e a gente achou que estava faltando duas pontas. A primeira são as salas de cinema, de rua, especialmente, porque a gente está há alguns longos anos com o Cine Madrigal fechado. E a segunda a ausência de distribuidoras no território.”
A Umbuzeiro Filmes vai atuar na projeção das produções cinematográficas produzidas na Bahia e no Nordeste. No recente catálogo de direitos da distribuidora, já está o longa-metragem Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida, que em 2021, no 54º Festival de Brasília, foi contemplado com seis prêmios.
Para o cineasta e também um dos coordenadores da Umbuzeiro, Saulo Gouveia, a distribuição de filmes interioranos vai alcançar o público que mora nessas regiões. “Acredito que é um mecanismo que possa fazer um link entre o público, especialmente do interior, com as produções do interior. Ou seja, com as produções que vão refletir questões sociais, culturais específicas da região.”
No perfil do Instagram (@umbuzeirofilmes_), a distribuidora informou a estreia de cinco filmes, entre o final de 2024 e 2025. As obras Rosa Tirana, que será exibida ainda neste ano, Dois Sertões, O Silêncio das Palmas, A Sobrancelha é o Bigode do Olho e Os Dias Até Amanhã formam a lista de lançamentos. Todas as cinco produções são financiadas por meio da Lei Paulo Gustavo, criada em 2022, para o fomento de atividades e produtos culturais em todo o Brasil.