Ônibus articulado não melhorou o transporte coletivo de Conquista dizem usuários do serviço
O coletivo, de capacidade para 180 pessoas, se envolveu em uma acidente na Avenida Siqueira Campos no dia 21 de março deste ano 13 de julho de 2022 Victória Meira Amaral e Rebeca SpínolaNa última segunda-feira (11/07), a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou mudanças de linhas de ônibus, horários e a incorporação de mais veículos à frota de transporte coletivo, como o ônibus articulado, que possui capacidade para 180 pessoas. Os usuários do serviço reclamaram no perfil do Instagram da administração municipal que as novidades, especialmente o articulado, não trouxeram melhorias no sistema de transporte coletivo da cidade.
Esse veículo de transporte coletivo intitulado de articulado faz parte do projeto “Conquista em 15 minutos”. Sua fase de testes na cidade foi iniciada em março deste ano, quando o veículo se envolveu em um acidente no dia 21 daquele mês. Na ocasião, na Avenida Siqueira Campos, perto da agência do Itaú, por volta das 11h, o coletivo bateu em um poste ao fazer um retorno na via. Apesar do acidente, a Prefeitura afirmou que os testes foram um “sucesso”.
“Só não pode sair batendo nas esquinas das ruas apertadas de Conquista como já fizeram na fase de testes”, comenta um usuário no perfil do Instagram da Prefeitura. Outra pessoa comentou que era melhor não insistir no novo modelo, e aumentar veículos e linhas. “Está precisando colocar mais linhas para o Alto Maron. As portas estão com defeito e demora 1 hora para chegar ao destino.”
Os usuários também mencionaram que a infraestrutura da cidade não comporta um ônibus articulado pelo fato das vias serem pequenas demais para um veículo de grande porte. “Nunca vi uma prefeitura gostar tanto de insistir em algo que não funciona”, comentou um usuário do Instagram no perfil da PMVC. Outro ainda questiona “Sucesso para quem?”, disse um deles na internet.
Já a estudante de Economia Camila França, de 22 anos, que depende do transporte público para ir à faculdade, ressaltou que, com a volta às aulas, ficou mais difícil pegar ônibus em Conquista. “Foi possível ver (durante os testes) que ele (ônibus articulado) nem cabia em algumas ruas e batia em alguns lugares”.
A estudante do Ensino Médio Heloísa Almeida acredita que a aquisição do ônibus não atendeu as expectativas nem o projeto da administração municipal de menos tempo de espera pelo transporte coletivo. “Infelizmente, ele demorava muito, mesmo a prefeitura dizendo que o tempo seria menor, que chegaríamos em 15 minutos. Ele demorava muito nas curvas por ser grande demais,”.
O Avoador entrou em contato com a Prefeitura de Conquista , para saber quais evidências justificam a incorporação do ônibus articulado, mas, até a publicação desta notícia, não houve uma resposta ao questionamento.
Quanto às mudanças de linhas de ônibus, foram retomadas algumas que estavam desativadas desde a pandemia da covid-19, a partir de 2020. É o caso das linhas D35 (Rodoviária x Uesb), P52 (Conquista VI x Uesb), P55 (Jardim Valéria x Uesb) e a linha P51 (Cidade Maravilhosa x Uesb).
As linhas D35 e P52 voltam com mudanças apenas nos horários, seguindo o mesmo itinerário. Já a P55 sofreu mudanças no itinerário, e agora atende a usuários da Patagônia e chegando mais rápido ao destino final, além de passar nas proximidades do Hospital Esaú Matos quando retorna ao Jardim Valéria.
A linha D32 mantém o itinerário e, com o aumento de mais um ônibus, os horários sofreram algumas mudanças. Agora, eles passam a circular em horários menos espaçados e começam a rodar mais cedo.
Foto destacada: PMVC