Estudantes do Ensino Médio visitam a Uesb e conhecem o processo de produção do jornalismo
A visita faz parte do projeto Leitura crítica: “Jornalismo, Fake news e Informação, que compõe as atividades da disciplina Informação e (Des)Informação 29 de novembro de 2023 Por RedaçãoNesta terça-feira (28/11), 35 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Camillo de Jesus Lima, acompanhados de três professores, visitaram o campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em de Vitória da Conquista. Eles conheceram o Sistema de Rádio e TV da Uesb (Surte) e tiveram uma palestra sobre desinformação e jornalismo com integrantes do curso Jornalismo
A visita faz parte do projeto Leitura crítica: “Jornalismo, Fake news e Informação, que compõe as atividades da disciplina eletiva do Ensino Médio, Informação e (Des)Informação e está sob a responsabilidade da professora Ângela Maria de Jesus Souza. Segundo ela, a iniciativa introduz os estudantes nas discussões para refletir sobre a produção da mídia, sendo uma educação midiática, e também buscar incentivá-los a fazerem o ensino superior. “É interessante visitar e conhecer o espaço que trata a informação e a divulga, com seriedade e compromisso social. Além de dar oportunidade de mostrar aos alunos da escola pública, a possibilidade de acessar/ingressar no ensino superior.”
O Colégio Estadual Camillo de Jesus Lima está localizado no Kadija. Os estudantes, de diferentes séries do Ensino Médio, inscritos na disciplina Informação e (Des)Informação, vieram de ônibus até a Uesb. A visita começou logo cedo no Surte. No local, eles conheceram o processo de produção da notícia da rádio e da TV Uesb. Para a estudante Lorena Xavier, 17 anos, foi uma descoberta conhecer os estúdios e saber como os jornalistas apresentam os telejornais. “Eu pensei que eles decoram tudo. Não. Eles têm um aparelho, o telepronter, que se usa no estúdio para ler as notícias.”
Depois dessas descobertas, estudantes e professores foram para o Módulo 2 da Uesb, em uma das salas do curso de Jornalismo, onde participaram de duas palestras. A primeira com a estudante do sexto semestre do curso de Jornalismo Edilaine da Cruz Rocha, que faz parte da ação de extensão programa Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação, que contou como é estar na universidade, as atividades que realiza e a opção que realizou pela atual graduação. Em seguida, a coordenadora do curso e da ação extensionista, conversou com os convidados sobre jornalismo, desinformação e a escolha da profissão. “Busquei chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada um com as informações que compartilham a partir de uma ética da responsabilidade individual e coletiva, explicar como funciona o processo de produção em Jornalismo e mostrar que a universidade pública é deles, dos estudantes da escolas públicas.”
Para o estudante Jonatas Andrade, 16 anos, participar do projeto na escola e visitar a Uesb se complementam e foram muito enriquecedoras. “Eu achei uma experiência nova e bastante interessante. Espero aprender mais novamente e que eu posso avançar mais na nos estudos.”
Os 35 estudantes que visitaram a visita foram acompanhados pela professora Ângela Maria de Jesus Souza e os seus colegas, Patrícia Santana de Oliveira Cunha, responsável pela disciplina de História, e Wilton Silva de Oliveira, de Geografia.