Segundo turno sem filas e colégios eleitorais esvaziados em Conquista

A votação começou às 8h e terminou às 17h, nas 734 seções do município e 140 locais de votação, distribuídos na zona urbana e rural 30 de outubro de 2022 Samantha Garcez

Neste domingo (30/10), no segundo turno das eleições, em Vitória da Conquista, o dia de votação foi  sem filas e colégios esvaziados. A votação começou às 8h e terminou às 17h, nas 734 seções do município e 140 locais de votação, distribuídos na zona urbana e rural, que contabilizam 252.199 eleitores.

No segundo turno o cenário foi outro: superlotação nos colégios eleitorais e longas filas para o exercício do voto, com tempo de espera de mais de duas horas. O fato da votação ter apenas duas opções de voto contribuiu para a mudança de cenário. Os eleitores foram apenas escolher o novo governador da Bahia, entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil), e o ocupante do cargo da Presidência da República, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). No entanto, a sujeira com santinhos dos políticos foi a mesma do primeiro turno. 

No Bairro Patagônia, tanto na Escola Municipal Iza Medeiros quanto na Escola Municipal Fernando Spínola, os eleitores esperaram pouco tempo para votar. A eleitora Elaine Batista disse que foi tudo “bem tranquilo”, já Ana de Cássia Batista destacou a agilidade e rapidez no processo de votação. No Centro Municipal Professor Paulo Freire (CAIC), no bairro Urbis IV, havia seções com longas filas e outras sem nenhuma espera.

Esse cenário sem muita movimentação se repetiu no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia – IFBA, campus de Vitória da Conquista, na zona Oeste da cidade, e no Instituto de Educação Euclides Cunha, localizado na Zona Leste. O estudante Lucas Souza relatou que não pegou filas e que estava ansioso pela  apuração. “Espero que tudo dê certo e que a gente possa comemorar.”

O Centro Integrado Navarro de Brito (CIENB), maior colégio eleitoral de Conquista, e o Colégio Estadual Professora Heleusa Câmara, mais conhecido como Modelo, também estavam vazios e sem filas. Segundo a eleitora aposentada Dinair Alves, esse foi um importante dia para a democracia. “Hoje foi um grande dia para o Brasil, por isso vim cumprir com a minha obrigação de votar.

Os vendedores ambulantes aproveitaram o dia para vender bandeiras do Brasil, toalhas do candidato do PT. A vendedora Maria Luisa Oliveira disse que aproveitou a data para ganhar um dinheiro extra. “A gente precisa trabalhar, pois está tudo muito difícil e caro.”. 

No final da tarde, às 17h, a votação foi encerrada, em cada uma das 724 seções da cidade e os respectivos presidentes de cada local de votação levaram os resultados até o Fórum Eleitoral de Conquista. O resultado final sai até 20h30 do mesmo dia.

Santinhos ilegais

Apesar da tranquilidade, houve também denúncia de crime eleitoral na cidade. O vereador Alexandre Xandó (PT) relatou que santinhos ilegais foram distribuídos, os quais relacionam as imagens dos candidatos ao governo do estado ACM Neto (União Brasil) e o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  “Isso é muito grave. Se você achar esse material, recolha e também faça a denúncia”. 

De acordo com o Jornal A Tarde, houve em todo o estado inúmeras denúncias e pedidos de busca e apreensão desse material, a principal irregularidade é que não há reconhecimento de autoria dos materiais com CNPJ ou CPF.

 

Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *