Eleitores de Poções gastam poucos minutos para votar neste segundo
O município tem 120 locais de votação, e o local com maior número de eleitores é a Escola Municipal Luis Heraldo Duarte Curveloes 30 de outubro de 2022 Daniela Palmeira e Nataly LeoniNeste domingo (30/10), os eleitores de Poções foram às urnas para registrar seus votos para governador e presidente no segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Apesar da movimentação constante nos locais de votação, os eleitores não enfrentaram longas filas e gastaram poucos minutos, entre a chegada nas seções e a hora de votar.
De acordo com o motorista, Max Santos Barbosa, a votação foi rápida, tendo sido um ponto positivo do dia de hoje. “Foi tranquilo. Bastante calma [a votação], e não teve nenhum tipo de constrangimento. Exerci a democracia da melhor forma possível.” Outros eleitores destacaram a diferença em relação ao primeiro turno. “O primeiro turno estava muito tumultuado, agora em menos de um minuto eu votei”, relatou a dona de casa Neuma Leoni.
O município tem 120 locais de votação, com 59 seções e 38.900 eleitores no total. O local com maior número de eleitores é a Escola Municipal Luis Heraldo Duarte Curvelo, que contém 20 seções. A escola estava com diversas seções vazias, mas havia um movimento constante de carros e pessoas na área externa do local
Esse também foi o cenário no Colégio Estadual Isaias Alves. De acordo com a mesária Mariana Rocha, foi tudo tranquilo. “O máximo que tivemos foram 10 pessoas (fila). Acredito que por serem só dois candidatos hoje, foi bem mais rápido.” O movimento se concentrou de forma mais intensa do lado de fora da escola, visto que fica ao lado de outro local de votação, a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães.
Já no Colégio Estadual Eurides Santana, que é mais afastado do Centro da cidade, houve um movimento maior na primeira parte da manhã, logo depois que a escola abriu para a votação. Ainda que as filas tenham se formado em algumas seções, não demorou para que os eleitores conseguissem votar e, em pouco tempo, o movimento na escola ficou reduzido.
No segundo turno, a quantidade de material de campanha dos candidatos espalhados pelas ruas foi menor do que no primeiro turno. Os santinhos e adesivos estavam concentrados, principalmente, nas imediações das escolas com seções eleitorais.