Professores da Uesb são ameaçados em áudio divulgado em grupos de Whatsapp
O autor do áudio atribui a vitória de Lula (PT) à “esquerda” de Vitória da Conquista e faz a intimidação: “ vamos botar uma bomba nessa Uesb” 11 de outubro de 2022 Malu LimaApós o primeiro turno das Eleições 2022, que ocorreu no domingo (02/10), passou a circular em grupos do aplicativo de mensagem Whatsapp um áudio em que o autor atribui a vitória do candidato Lula (PT), em Vitória da Conquista, à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e seus professores e faz ameaças.
“Isso é essa porqueira dessa Uesb. Nós vamos botar uma bomba nessa Uesb, pra enfiar uma bomba na bunda de cada professor, desse aí que tava fazendo campanha contra”, dizia a mensagem.
A mensagem viralizou entre os grupos do Whatsapp durante dois dias. Na terça-feira (04/10), a administração da universidade publicou uma nota a respeito das ofensas em que ressalta o papel da instituição na cidade. “A Uesb é uma instituição promotora, em alto nível de qualidade e relevância, da ciência, da tecnologia, da formação profissional, da formação ética, do desenvolvimento social e econômico, da promoção social e da transformação de vidas. E procuramos cumprir esta missão com muito orgulho, muita dedicação e muita responsabilidade”.
Na nota, a instituição também explicou que já acionou as autoridades policiais de Conquista, tendo realizado “o devido registro de ameaça à sua integridade e à das pessoas que compõem sua comunidade, de forma a se resguardar e a alertar as autoridades competentes, no caso de tais afrontas se multiplicarem ou se expressarem de forma ainda mais agressiva do que o registrado até o momento”.
Em Conquista, o candidato Lula (PT) venceu com 55,40% dos votos, enquanto o candidato Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar com 36,55% dos votos.
Foto de destaque: Ascom/Uesb