Saiba como será a votação do 2º turno
Os brasileiros retornam às urnas para escolher o ocupante do cargo de presidente da República nos próximos quatro anos 24 de outubro de 2022 Malu LimaNeste domingo (30/10), quando será realizado o segundo turno das eleições para governador em 12 estados, como a Bahia, e a Presidência da República, os procedimentos do dia da votação serão os mesmos do da primeira etapa do processo eleitoral, realizado dia 2 de outubro
O horário de votação segue o procedimento padrão. Os colégios eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Neste ano, o horário de votação unificado é uma novidade do pleito.
No Acre e em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação acontece das 6h às 15h do horário local. No Amazonas, os municípios são: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h do horário local.
Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação também vai das 7h às 16h do horário local. Já em Fernando de Noronha (PE), ela vai das 9h às 18h também do horário local.
A decisão que define os horários de votação no primeiro e segundo turno está incluída na Resolução TSE nº 23.669. Na Bahia, a determinação não provoca mudanças no horário habitual do pleito, uma vez que o estado já segue o fuso de Brasília.
O voto é um direito facultativo dos eleitores analfabetos, com 16 e 17 anos dos que têm idade maior ou igual a 70 anos. Para os eleitores com 18 a 69 anos, o voto é obrigatório, sendo possível justificar, caso não consiga comparecer às urnas.
Para justificar, o eleitor pode utilizar o aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e IOS, ou pode apresentar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido nos locais para essa finalidade.
Nesta etapa do pleito, os eleitores baianos devem decidir entre os candidatos mais votados no primeiro turno da votação. Para o cargo de governador, a disputa ocorre entre os candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União). Já para o cargo de presidente se enfrentam os candidatos Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além da Bahia, também irão votar para governador os estados de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Sergipe.