#FALSO| TSE nunca comunica o cancelamento do título de eleitor por e-mail, WhatsApp, Telegram ou mensagens de texto
O portal do TSE oferece ouvidorias de Disque-Eleitor, para o esclarecimento de dúvidas com relação às eleiçõesEleitores têm recebido mensagens, via SMS, e-mail, Telegram e Whatsapp, que informam a chancela do Tribunal Superior Eleitoral e comunicam pendência e até o cancelamento do título de eleitor. Como o Supremo Tribunal Federal não realiza o envio de mensagens, para tratar da situação do cadastro eleitoral, o conteúdo do material é FALSO.
A checagem das mensagens foi feita pela Agência Lupa, em conjunto com o TSE, e republicada pela editoria Xereta. O conteúdo falso ainda traz um link, que direciona para uma página na internet, contendo campos que solicitam dados pessoais com o intuito de roubar informações e aplicar variados golpes.
O TSE chama atenção para que seja verificado nos aplicativos e sites o sufixo “.jus.br”., que é identificador da Justiça Eleitoral. A instituição entra em contato com o eleitor em raras exceções, como processos judiciais e ao chamar para o cargo de mesário nas eleições. Em outras situações, a iniciativa deve ser tomada pelo eleitor que deseja tirar alguma dúvida. Em caso de dúvida, consulte o portal do TSE que oferece a ouvidoria do Disque-Eleitor que esclarece sobre as eleições.
Reportagem publicada originalmente no site da Justiça Eleitoral.
Edição resumida: Letícia Mendes e Raila Costa