Universidade Estadual de Feira de Santana é invadida por bolsonaristas
Os homens faziam filmagens sem autorização e questionavam as faixas "Fora Bolsonaro" colocadas na instituição 20 de outubro de 2022 Rângel MendesNa noite desta segunda-feira (17/10), em Feira da Santana, Bahia, dois homens invadiram a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e coagiram a secretária que estava no local. Eles questionavam as faixas “Fora Bolsonaro” colocadas na instituição.
De acordo com a Associação de Profesdores da Universidade de Feira de Santana (Adusf), os homens, que faziam filmagens sem autorização, perguntavam de forma abrupta o porquê de uma universidade pública permitir a presença das faixas e diziam que tal atitude incentivava a formação de estudantes de esquerda.
O reitor, Evandro do Nascimento, foi então obrigado a sair da sua sala para intervir na situação. Diante do seu posicionamento, em defesa da liberdade na instituição, os bolsonaristas se retiraram da Reitoria e foram até um servidor da Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra) saber informações sobre a Adufs, já que foram informados que estava sob a responsabilidade da entidade as faixas. Enquanto isso, outros dois homens estavam aguardando do lado de fora da Reitoria.
Antes de saírem da Uefs, os quatro homens retiraram duas das três faixas que estavam colocadas no pórtico da universidade.
Apoio e responsabilização
Por meio de carta aberta, os reitores e reitoras de diversas Instituições de Ensino Superior da Bahia, manifestaram seu apoio à Uefs diante do ocorrido. O documento reforça seu apoio à democracia e a importância de estabelecer, constantemente, alertas para qualquer manifestação que seja contrária à liberdade. “É preciso denunciar que estamos diante de um caso que nos serve de alerta para a existência em nossa sociedade de grupos que atuam politicamente com ódio aos que pensam diferente, se tornaram sectários quanto a suas ideias, a ponto de não admitir manifestação de opinião que os desagradam”.
O assessor jurídico da Adusf, Danilo Souza Ribeiro, acionará os órgãos competentes para adoção das medidas adequadas para identificação e responsabilização dos agressores.
Foto destaque: Ascom/Uefs