Direita conquista 8 das 10 prefeituras em disputa na região Nordeste; PT vence em Camaçari

Entre os eleitos, dois representam a esquerda e duas são mulheres 28 de outubro de 2024 Por Rafaella Leite

No último domingo, 26 de outubro, eleitores de 10 municípios nordestinos retornaram às urnas para escolher seus prefeitos no segundo turno das eleições. Quatro das disputas ocorreram em capitais e seis em cidades do interior. Entre os partidos vitoriosos, oito pertencem à direita e dois à esquerda. Apenas duas mulheres foram eleitas: Emília Corrêa (PL), em Aracaju, e Mirella Almeida (PSD), em Olinda. O PT, na Bahia, ganhou em Camaçari, com Luiz Caetano, em uma disputa acirrada contra o candidato Flávio do União Brasil.

No Nordeste, o cenário político evidenciou um crescimento da presença de partidos de centro e direita nas eleições. O MDB foi o que mais conquistou cadeiras no executivo, com 282 prefeituras eleitas. Em seguida, o PSD assegurou 275 municípios, enquanto o Progressistas conquistou 213 postos. O PSB obteve 212 prefeituras, e o PT ficou na quinta posição, com 170 vitórias.

Nas capitais, apenas um representante da esquerda foi eleito. Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) venceu a disputa com 50,38% dos votos válidos, derrotando André Fernandes (PL), que recebeu 49,62%. Essa foi a eleição mais disputada entre as capitais, com uma diferença de apenas 10.838 votos. No Rio Grande do Norte, Paulinho Freire, do União Brasil, foi eleito prefeito de Natal com 55,34%, superando Natália Bonavides (PT), que alcançou 44,66%.

Em Aracaju (SE), Emília Corrêa (PL) venceu Luiz Roberto (PDT) com 57,46% e se tornou a primeira prefeita da história da cidade, o adversário obteve 42,54% dos votos válidos. Já em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) foi reeleito com 63,91% dos votos, superando Marcelo Queiroga (PL), que ficou com 39,09%.

Prefeituras no Interior

Luiz Caetano (PT) foi eleito prefeito de Camaçari, na Bahia, conquistando 50,92% dos votos e superando Flávio, do União Brasil, que obteve 49,08%. A diferença entre os candidatos foi de apenas 2.902 votos. No legislativo municipal, dos 23 vereadores eleitos, 14 são aliados de Flávio, enquanto nove pertencem à base aliada do petista.

Na eleição em Caucaia, Ceará, Naumi Amorim (PSD) derrotou Waldemir Catanho (PT) com 60,40% dos votos válidos, enquanto o adversário obteve 39,60%. Em Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) foi reeleito com 57,94% dos votos, superando Dr. Jhonny (PSB), que registrou 42,06%.

No estado de Pernambuco, as cidades de Olinda e Paulista avançaram para o segundo turno. Em Olinda, Mirella Almeida conquistou a prefeitura com 51,38% dos votos, derrotando Vinicius Castello (PDT), que teve 48,62%. Em Paulista, o ex-deputado estadual Ramos (PSDB) venceu a disputa com 72,26% dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) alcançou 26,64%. Já em Imperatriz, no Maranhão, Rildo Amaral (PP) será o novo prefeito, ao vencer Mariana Carvalho (Republicanos) com 55,11% dos votos, contra 44,89% da concorrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *