Eleições 2024 terá campanha contra a desinformação pelo TSE

A campanha usa linguagem regional para engajar os eleitores 8 de agosto de 2024 Por Arthur Vitor

Na última terça-feira (06/08), a campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia” foi lançada pelo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto a Associação Nacional de Editores de Revista (Aner), na sede do Tribunal, em Brasília (DF). A ação tem a parceria de 11 instituições profissionais de jornalismo.

De acordo com o TSE, objetivo da campanha é auxiliar a população no enfrentamento às informações falsas durante as eleições municipais de 2024. Foram desenvolvidas duas cartilhas com frases e artes específicas contra a desinformação. A ministra da instituição, Cármen Lúcia, explicou que uma das publicações é destinada aos eleitores, enquanto a outra é para os jornalistas.

A cartilha para eleitores “Como funciona o TSE para os eleitores” aborda a segurança do voto e sua importância para democracia, o papel dos mesários, as atribuições da instituição nas eleições gerais e municipais, a relação do Tribunal com o eleitor a segurança das urnas eletrônicas. Também oferece informações sobre como proceder em situações adversas, denunciar irregularidades e checar notícias falsas por meio da página Fato ou Boato do TSE.

A cartilha para jornalistas “Como funciona o TSE para jornalistas” detalha o funcionamento do TSE durante o processo eleitoral, explica o sistema de tramitação de processos e de julgamentos e o papel do TSE nas eleições, além dos sistemas usados para garantir a organização, a transparência e a segurança do processo.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 será dia 6 de outubro e, com possível segundo turno, no dia 27 do mesmo mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *