PT e MDB oficializam candidaturas à Prefeitura de Conquista neste sábado (03)
As convenções dos pré-candidatos ocorrem neste sábado, enquanto a prefeita Sheila Lemos e o advogado Marcos Adriano já realizaram seus eventos 2 de agosto de 2024 Rafaella LeiteNeste sábado (03/08), duas chapas que disputam a Prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições municipais de 2024 realizam suas convenções partidárias para oficializar as candidaturas ao executivo.
Waldenor Pereira (PT) e Luciana Silva (PSB) estarão no Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, a partir das 9h. No mesmo dia, Lucia Rocha (MDB) e o Delegado Marcos Vinícius (PODE) participam da convenção no Centro de Convenções Divaldo Franco, às 18h.
A atual prefeita Sheila Lemos (UB) já realizou sua convenção em 20 de julho, no Olimpo Palace. Sua candidatura é uma coligação formada pelos partidos União Brasil, REP, PSDB, PL, PP, PDT e PRD. A convenção contou com a presença do vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador ACM Neto, do deputado Federal, Paulo Azi, que também é presidente estadual do União Brasil, e de Irma Lemos, presidente do partido em Vitória da Conquista.
Outro candidato que já oficializou sua candidatura foi o advogado Marcos Adriano (Avante), com sua vice Ariana Mota em 24 de julho. A chapa não contará com coligações.
A convenção “Muda Conquista” terá a participação da Frente União e Reconstrução por Conquista, composta pelos partidos PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede. Para o seu pré-candidato à Prefeitura de Conquista, Waldenor Pereira, a convenção é o momento de mostrar à cidade como será a organização de campanha e suas propostas. “Nossa expectativa é a melhor possível. Nós ouvimos muito a população, as pessoas querem mudanças. Então vamos fazer amanhã uma grande celebração da união e da força de quem está nessa caminhada pra que a nossa cidade volte a ser uma Conquista de todos.”
Já Lúcia Rocha participará da convenção da Mãe, que contará com as coligações dos partidos(MDB, PRTB e PODE). A vereadora por Conquista destacou que o evento será uma grande festa e reafirmou o compromisso com a população de Vitória da Conquista. “Vamos juntos fazer a cidade que nossa gente merece.”
O prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias é 5 de agosto, próxima segunda-feira. Esses eventos, que fazem parte do processo que culminará nas eleições municipais de 2024, são encontros onde os partidos políticos escolhem e oficializam seus candidatos para as eleições, definem coligações e discutem as diretrizes das campanhas eleitorais. Eles ocorrem presencialmente, virtualmente ou de forma híbrida.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a convenção partidária é um requisito legal indispensável para que os partidos possam registrar oficialmente seus candidatos junto à Justiça Eleitoral.
Processo eleitoral
Em 2024, as eleições municipais acontecerão em todo o país. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro e, caso haja segundo turno, este ocorrerá até o dia 27. A votação será aberta a partir das 8h da manhã, com encerramento às 17h.
Vitória da Conquista possui o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, com três zonas eleitorais, 143 locais de votação e 759 seções eleitorais. De acordo com os dados registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em 2024, 257.784 eleitores estão aptos a votar, representando um aumento de 2,74% em relação às eleições municipais de 2020. Deste total, as mulheres representam 54%, com 138.890 do eleitorado, e os homens 46,12% do total, com 118.894 votantes. Ao todo, 101 eleitores utilizarão nomes sociais em seus títulos na cidade.