PT e MDB oficializaram candidaturas à Prefeitura de Conquista no sábado (03)

PT realizou a convenção pela manhã, enquanto o MDB pela noite. Juntos, os dois encontros reuniram quase 7.5 mil pessoas 12 de agosto de 2024 Por Denilson Soares e Rafaella Leite

No último sábado (03/08), as chapas dos candidatos Waldenor Pereira (PT), a prefeito, e Luciana Silva (PSB), vice -prefeita,  e Lúcia Rocha (MDB), prefeita, e Delegado Marcos Vinícius (PODE), vice-prefeito, oficializaram as candidaturas à Prefeitura de Vitória da Conquista. Os primeiros realizaram a convenção pela manhã, na área externa do Centro Integrado de Educação Luiz Navarro de Brito (CIENB), e os segundos, à noite, no Centro de Convenções Divaldo Franco.  As festas de convenção reuniram, juntas, quase 7.5 mil pessoas entre apoiadores da cidade e do campo e políticos apoiadores.

A convenção “Muda Conquista”, encabeçada pelo candidato do Partido dos Trabalhadores, iniciou às 10h e foi até 13h, e apresentou a partir da Coligação “Frente União e Reconstrução por Conquista”, que é formada PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede, que juntos totalizam 90 candidatos à Câmara Municipal de Conquista, como Viviane Sampaio e Xandó, ambos do PT que buscam a reeleição. Entre as autoridades presentes estavam o senador Jaques Wagner (PT), que também já foi governador da Bahia por dois mandatos, o deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT), o deputado federal Jorge Solla (PT), o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e o ex-prefeito de Conquista Guilherme Menezes (PT).

No evento, Waldenor Pereira e membros da coligação relembraram os 20 anos de história do Partido dos Trabalhadores em Conquista, e o candidato defendeu um governo mais transparente, com participação popular e orçamento participativo. “Vamos governar para quem mais precisa, para os mais vulneráveis, que necessitam de saúde pública, transporte público e educação pública, tanto na cidade quanto na zona rural”, enfatizou.

Já o senador Jaques Wagner, citou o quanto a saúde e a educação precisam de investimento.  “A saúde tem aparecido mais nas páginas policiais (fato relacionada à denúncia de desvio de verbas na Prefeitura)” do que recebendo investimento assim como nas escolas.”

A candidata a vice-prefeita de Conquista ressaltou a sua representatividade feminina na Prefeitura e a necessidade de investimento na Zona Rural e Urbana. “Precisamos de mulheres que representam mulheres. Isso é muito importante.”

Entre o público presente na convenção estava a lavradora Lucilene Novaes de Oliveira, que participou em busca de melhorias na zona rural: “Os últimos anos foram de abandono, e estou aqui lutando por benefícios para nossa comunidade rural.” Esse também era o caso do embalador, Carlos Eduardo Silva Ferreira, 19 anos, que gostaria de ter mais segurança na cidade “Escolhendo o político certo, podemos ter grandes avanços na cidade”, disse.

Convenção da “Mãe Tá On”

Realizada na mesma data, mas à noite, a partir das 19h, Lúcia Rocha, prefeita, e seu vice, o delegado Marcus Vinícius oficializaram a candidatura em convenção que reuniu quase 3,5 mil pessoas. A Coligação que sustenta os candidatos é  “A Mãe Tá On”, formada pelos partidos MDB, PRTB e Podemos, que juntos lançaram 72 candidatos à Câmara Municipal. A candidata Lúcia Rocha entrou na convenção em uma Kombi, sendo aplaudida de pé pelos apoiadores e políticos.

Durante a convenção, lideranças políticas estaduais como Jayme Vieira, presidente do MDB; Paulo Maurício Júnior, presidente municipal do MDB; Luís Vasconcelos, presidente do Podemos; e Gabriel de Cássia, presidente do PRTB, reconheceram a trajetória de Lúcia Rocha e destacaram os objetivos da chapa que disputará o pleito.

A candidata Lúcia Rocha relembrou o legado do ex-prefeito Herzem Gusmão e demonstrou confiança na candidatura. “A nossa candidatura tem a força do povo. E por isso eu trabalho dia e noite para entregar projetos e mediar obras para quem mais precisa.”

Para Paulo Maurício, presidente do MDB, Lúcia Rocha é uma candidata de coragem. “Eles duvidaram que Lúcia seria candidata à prefeitura, mas se esqueceram que ela é atualmente a mulher mais influente politicamente em Vitória da Conquista.”

Gabriel de Cássia, presidente do PRTB, destacou os projetos que a candidatura pretende implementar na cidade. “Juntos,vamos concretizar o sonho de ter segurança pública e uma educação de qualidade, porque o povo de Conquista pede e pode.”

Os políticos foram aplaudidos e ovacionados no Centro de Convenções Divaldo Franco.

Após o encerramento da convenção, os populares manifestaram seu apoio à chapa e enalteceram a trajetória política da candidata. A psicóloga Carolina Rocha foi uma dessas pessoas. Para ela, a convenção foi marcante politicamente.  “Eu fico muito feliz. É muito importante ter uma mulher representante dentro dessa cidade, que é a terceira maior do estado da Bahia.” O servidor público José Neto ressaltou a experiência da chapa candidata. “Lúcia Rocha, com 32 anos de vida pública, tem se dedicado de corpo e alma às pessoas que são realmente carentes na zona rural e na cidade.”

As assessorias das coligações informaram que cerca de 4.000 pessoas estiveram presentes na convenção do PT, enquanto na do MDB, compareceram 3.426 participantes. As eleições ocorrerão em 6 de outubro, com um eventual segundo turno no dia 27 de outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *