TSE lança o contato 1491 para receber denúncias de mentiras

O novo canal de denúncia foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 8 de agosto de 2024 Arthur Vitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai receber denúncias de desinformação no número 1491, durante as Eleições Municipais de 2024. O novo canal foi lançado na terça-feira (06/08), na sede do Tribunal, em Brasília (DF), que foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o TSE, os eleitores poderão utilizar o número para denunciarem, sem nenhum custo, qualquer desinformação que acharem que precisa ser devidamente verificada pela Justiça Eleitoral.

Após a denúncia feita via telefonema, os integrantes do Centro Integrado de Enfretamento à Desinformação e Defesa a Democracia, órgão do TSE, vai verificar se o relato é válido e encaminharam à denúncia, para a Polícia Federal (PF), ao Ministério Público Eleitoral (MPE), ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) ou ao juiz eleitoral. Além disso, a PF por meio de um painel acompanhará o andamento as investigações e os crimes eleitorais.

As plataformas digitais, Facebook, Instagram, Threads, WhatsApp TikTok, LinkedIn, Kwai, X (antigo Twitter), Google e Telegram, comprometeram-se com o TSE em prol de combater a disseminação de notícias falsas e colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e eleições sem desinformações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *