2ª Copa Acadêmica de Xadrez é neste domingo (27)
O vencedor da competição vai receber um jogo de xadrez completo 22 de abril de 2025 Letícia Vilasboas e Lavínia MarinhoNeste domingo (27/04), acontecerá a 2ª Copa Acadêmica de Xadrez promovida pelo Programa de Ensino em Ciências e Matemática (Prociema). A competição será no Centro de Extensão de Assuntos Comunitários (Ceac) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista, a partir das 8h.
A Copa Acadêmica de Xadrez foi criada pelo Prociema para promover o aprendizado, lazer e interação entre os estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Sua primeira edição foi em novembro de 2024, na Uesb.
As inscrições da segunda edição do torneio foram realizadas entre os dias 7 e 18 de abril, via formulário online divulgado pelo Prociema nas redes sociais. A competição conta com 53 inscritos e será dividida em cinco partidas. Elas seguem as normas da Lei do Xadrez da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e o vencedor será premiado com um jogo de xadrez completo.
Segundo o pesquisador da área, Marcelo Teófilo, a expectativa é que o evento proporcione a troca de conhecimento sobre o jogo entre os alunos. Além disso, é esperado que o torneio ganhe visibilidade, principalmente entre os estudantes da rede pública, nas próximas edições.