Estudantes de Conquista terão transporte coletivo gratuito nos dias do Enem 2025

As pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem solicitar o benefício até 7 de novembro 23 de outubro de 2025 Luan Pereira*

Os estudantes que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 (Enem) terão acesso gratuito ao transporte coletivo em Vitória da Conquista, nos dias 9 e 16 de novembro. A gratuidade entrou em vigor neste ano, por meio da Lei Municipal 2.970/2025, sancionada no mês de janeiro.

Para solicitar o benefício, a pessoa deve ir a uma agência da Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano (Atuv) ou realizar o processo de forma online. Durante a inscrição, é necessário apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de inscrição no Enem.  

As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de novembro, às 18h. Depois da aprovação, o crédito será disponibilizado no cartão de transporte Bem Escolar, conforme o trajeto informado no cadastro. 

Os estudantes que ainda não possuem o cartão também poderão solicitar o benefício, por meio do cadastramento online, até o dia 7 de novembro. O cartão deverá ser retirado em uma das agências da Atuv. Segundo a lei, nos dois dias de prova, as linhas de ônibus funcionarão sem redução de frotas e em horários dos dias úteis. 

Sobre o Enem 

O Enem 2025 acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro. Nesta edição, foram mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas, com a região Nordeste liderando o ranking com um milhão e setecentos mil inscritos. 

Para auxiliar os estudantes que vão fazer as provas, o Ministério da Educação criou o aplicativo MEC Enem, que oferece aos participantes uma plataforma online e gratuita para a realização de simulados e correção automática de redação.

O MEC Enem fornece materiais de apoio e assistente virtual com inteligência artificial. Para utilizar a ferramenta no celular, é preciso ter acesso às lojas de aplicativo Play Store ou App Store e fazer o login na conta gov.br. A plataforma também pode ser acessada pelo computador, via site do MEC Enem.

Foto: Secom/PMVC

*Luan Pereira é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *