Estudantes de Jornalismo da Uesb visitam Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista
A atividade fez parte da disciplina Teorias do Jornalismo, ministrada pelo professor Dirceu Góes 5 de setembro de 2025 Rebecca Di Pardi*No dia 28 de agosto, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) fizeram uma visita à Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista (Secom). Proposta pelo professor Dirceu Góes, da disciplina Teorias do Jornalismo, a atividade levou as alunas Amanda Amaral, Elisa Ribeiro, Mayane Carvalho, Mila Santana e Sabrina Dias a conhecerem a rotina do órgão municipal.
Com base nas teorias apresentadas em sala de aula, a visita propôs uma observação prática da rotina de uma redação jornalística. As alunas foram apresentadas aos diferentes setores da secretaria, desde a recepção, redação, núcleo de produção de conteúdo para redes sociais e artes gráficas. O grupo também teve a oportunidade de fazer perguntas à equipe e conhecer a secretária de Comunicação, Daniella Oliveira.
Segundo Mayane Carvalho, estudante do segundo semestre, a visita foi importante para enriquecer a sua trajetória acadêmica. “Para nós que estamos no início da nossa jornada, conhecer profissionais que atuam na área, além de trazer muito aprendizado, nos mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Além de visitar os setores da Secom, as alunas puderam ouvir dos profissionais os desafios e oportunidades de trabalhar com comunicação institucional e assessoria.
Para a secretária Daniella Oliveira, é necessário que os alunos conheçam o funcionamento da Secom, pois é uma das principais áreas de atuação para jornalistas. “O profissional pode atuar com assessoria de imprensa, produção de conteúdo institucional, gerenciamento de crises, comunicação interna, redes sociais e relacionamento com a mídia”, explicou. “É importante enxergar além do jornalismo tradicional”, finalizou.
*Rebecca Di Pardi é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.
Foto: Secom/PMVC