Entre 8 a 12 de abril, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, vai sediar o maior evento de Jornalismo do interior baiano!
Professores, pesquisadores, jornalistas, comunicadores sociais, militantes sindicais e estudantes estarão propondo discussões, reflexões e compartilhando conhecimentos sobre os desafios e o futuro do jornalismo e da comunicação na atualidade. Não perca essa oportunidade!
A V Semana Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa é a possibilidade de vivenciar cinco dias de aprendizado com uma conferência e quatro simpósios temáticos diferentes, desenvolvimento de uma habilidade específica em uma oficina, compartilhamento de pesquisas científicas e ainda realizar aquele contato profissional e/ou acadêmico. Isso tudo na terceira maior cidade da Bahia e no primeiro curso de Jornalismo do interior do estado, que já tem 26 anos de existência.
Organize-se e venha participar deste evento essencial para o Jornalismo!
Para QUEM é este evento?
Estudantes de Jornalismo que querem aprender mais sobre a profissão que escolheram…
Jornalistas interessadas(os) em saber mais sobre a luta por direitos e fazer uma atualização sobre as práticas e as tendências do mercado…
Comunicadores(as) sociais que buscam mais conhecimento acadêmicas e do mercado jornalístico local…
Pesquisadoras(es) e docentes que almejam ampliar o debate sobre os temas atuais do jornalismo…
Qualquer cidadã ou cidadão cedendo por entender e conhecer o funcionamento da imprensa e da desinformação.
O atual presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor), Felipe Pontes, será o responsável pela conferência de abertura :”As Mudanças do Jornalismo na Atualidade”. No mesmo dia ainda haverá a palestra das presidentas da (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti, e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira Cunha, e do diretor do Sindicato dos Jornalistas da Bhia (Sinjorba), Moacy Neves.
SIMPÓSIOS
Em cada dia haverá um simpósio distinto com duas mesas-redondas, tendo como convidados jornalistas, comunicadores e professores/pesquisadores de diferentes lugares do Brasil. As temáticas serão: Jornalismo como Forma de Transformação Social, O Futuro Jornalismo será Local, Ensino e Pesquisa em Jornalismo, Combate à Desinformação e Educação Midiática e Tendências e Desafios no Audiovisual.
GRUPOS DE TRABALHO
Haverá a apresentação de trabalhos científicos. São sete grupos de trabalho distintos: Ensino Jornalismo, Jornalismo local e/ou Jornalismo Independente, Desinformação e Educação Midiática, Gênero e Jornalismo, Linguagens e Processos de Produção em Rádio e Televisão, Jornalismo e Cidade e Temas Livres. As inscrições para submissão de resumos expandidos vão até até 22 de março de 2024.
OFICINAS
São mais de 15 oficinas no eventos. Elas irão acontecer no turno oposto às palestras, pela parte da tarde. Há desde oficinas sobre Como Montar o seu Negócio em Jornalismo, passando por Checagem de Fatos, Fotojornalismo, Assessoria de Comunicação, Educação Midiática até Como Fazer um Podcast. Estão imperdíveis!