Abraji lança CruzaGrafos focado em temas socioambientais
No evento virtual de lançamento haverá quatro convidados 8 de abril de 2025 Nanda Deda e Sofia RezendeA Associação Brasileira do Jornalismo Investigativo (Abraji) lança nova fase do projeto CruzaGrafos. O evento será 16 de abril, às 18h, em uma live no Youtube, no canal da Abraji.
No evento virtual, as novas funções da ferramenta socioambiental será apresentada, com o compartilhando de novos dados sobre infrações e embargos ambientais como também um sistema de visualização georreferenciada. Essa nova versão vai permitir analisar e mapear conexões que envolvem crimes ambientais, infrações, desmatamento e áreas protegidas no Brasil, com dados obtidos de órgãos como ICMBio, Ibama e Mapbiomas.
Na transmissão de lançamento, analistas da Abraji e do Brasil.io vão demonstrar as funcionalidades do novo CruzaGrafos e apresentar investigações reais com dados ambientais integrados. A ideia é revelar como dados empresariais, ambientais, fiscais e políticos podem instigar investigações mais completas. Também terão explicações técnicas sobre a plataforma.
Estarão presentes na live, o jornalista, fundador do DataFixers.org e pesquisador-assistente na Universidade de Cambridge, Luiz Fernando Toledo; a analista de Dados e organizadora de tarefas no Pythonic Café/Brasil.IO, com experiência em programação e SQL, Bruna Menani Lima; o fundador do Pythonic Café e Brasil.IO, ativista de software livre e programador Python com experiência em dados abertos e inovação cívica, Álvaro Justen e o coordenador de projetos na Abraji, Reinaldo Chaves;
Trajetória do CruzaGrafos
O CruzaGrafos é uma ferramenta de software livre, lançada em 2020 em parceria entre a Abraji e o Brasil.IO, que tem como objetivo visualizar e cruzar dados públicos. Seu principal objetivo é a criação de grafos, que são relações entre os objetos de um determinado conjunto, em que o usuário consegue identificar relações entre pessoas e agora também dados socioambientais.
O projeto foi criado pela necessidade de auxiliar o trabalho de jornalistas investigativos a lidarem com dados de forma acessível. Ao invés de pesquisas manuais, o CruzaGrafos busca conexões automáticas, a fim de identificar relações importantes para reportagens investigativas.