Abraji lança curso online e gratuito sobre jornalismo local
Esta é a terceira edição deste curso de média duração, dirigido ao desenvolvimento do jornalismo local. O objetivo é treinar 2,5 mil jornalistas e estudantes de comunicação 11 de agosto de 2021 Rângel MendesA Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriu as inscrições hoje, quarta-feira (11/08), para o curso “Jornalismo Local 2012: Práticas, técnicas e sustentabilidade”.
Com o apoio do Facebook Journalism Project, o curso será disponibilizado de forma gratuita. As inscrições podem ser feitas até o dia (31/08) por um formulário que pode ser encontrado no site da Abraji.
O curso começa dia 6 de setembro e terá 12 semanas de duração, aplicado de forma 100% online, com aulas gravadas em vídeo e legendas. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook, incluindo vídeos com treinamentos e materiais sobre recursos e produtos da plataforma. Com um abundante material de apoio para consultas e sessões ao vivo.
Esta é a terceira edição deste curso de média duração, dirigido ao desenvolvimento do jornalismo local. O objetivo é treinar 2,5 mil jornalistas e estudantes de comunicação. Introduzindo os princípios editoriais e o modelo de negócio para garantir a independência e a sustentabilidade das iniciativas jornalísticas.
O programa conta com 40 instrutores, profissionais reconhecidos e experientes nos temas cobrados do curso. O conteúdo está agrupado em seis eixos temáticos: princípios editoriais, diversidade e acessibilidade, checagem e investigação, relacionamento com audiências, linguagens, e sustentabilidade e modelos de negócios.
Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, o jornalismo local é uma peça-chave para a manutenção das democracias. “Esperamos com esse curso ajudar os comunicadores a melhor atenderem às demandas de seus públicos, ao mesmo tempo em que encontram formas de financiamento para suas atividades, de modo a reduzir a quantidade de desertos de notícias no Brasil”.
Imagem em destaque: Pexels