Apresentação dos professores e oficina de teatro dão início ao Encontro de Jornalismo na Uesb

Serão quatro dias de atividades acadêmicas e uma festa para finalizar o evento 11 de março de 2025 Da Redação

Com uma plateia de mais de 100 estudantes, entre calouros e veteranos, e os professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia começou, nesta segunda-feira (10/03), o Encontro de Jornalismo: Conhecimento, Artes e Vivências, no Auditório II do Luizão, no campus de Vitória da Conquista. Houve uma roda de apresentação do corpo docente e uma atividade cultural com o Grupo de Teatro Poc Coletivo.

Na abertura das atividades estiveram presentes os representantes da entidades organizadoras do evento: a professora Carmen Carvalho, coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb; a estudante do sétimo semestre, Luiza Boa Sorte, coordenadora-geral do Centro Acadêmico de Jornalismo, Gestão Antonieta; e o estudante do mesmo semestre, Iuri Brito, presidente da Atlética.

Para Carmen Carvalho, o evento é uma maneira de recepcionar os estudantes novos e antigos no primeiro semestre de 2025. “Que todos sejam bem-vindos e que possam usufruir do direito de estudar em uma universidade pública, e a formação em Jornalismo seja eclética com uma vivência intensa da universidade.”

Já Luiza Boa Sorte, destacou a relevância do evento para a integração dos estudantes e o fortalecimento da participação no curso. “O jornalismo é troca e construção coletiva, e é isso que buscamos fortalecer aqui. Organizar este evento foi um desafio, mas cada esforço vale a pena quando cria um espaço de pertencimento.” Iuri Brito, pontuou sobre o papel da entidade na vivência universitária e convidou os estudantes a participarem das atividades que serão promovidas durante o evento. “A Atlética vai muito além do esporte. Ela promove integração, lazer e fortalece os laços dentro do curso.”

Em seguida, a professora Carmen Carvalho, como moderadora, convidou os colegas do Curso de Jornalismo para comporem a mesa de apresentação dos trabalhos didático-pedagógicos de 2025. Estiveram presentes Adalton Fonseca, Danilo Duarte, Élica Paiva, José Duarte, Marcus Assis Lima, Mary Weinstein e Rubens Sampaio. Não compareceram os professores Adriana Camargo, afastada para o pós-doutorado; Flávia Mota, em licença maternidade, e Francis José e Dirceu Góes.

O professor José Duarte, fundador do curso, defendeu a formação crítica dos jornalistas. “Mais do que técnica, o jornalismo exige olhar crítico e responsabilidade social. A universidade é um espaço de transformação, e nosso papel é formar profissionais atentos a isso.” O professor Marcus Assis Lima completou que jornalismo também é inclusão e diversidade. “O jornalismo precisa dar voz a quem historicamente foi silenciado. Projetos como os que desenvolvemos aqui ampliam essa discussão e tornam a formação mais plural.”

A última atividade do dia foi a oficina de teatro “Onde Está o Amor: Memória”, realizada por Rafael Brandão e Anderson Rosa, artistas da região e integrantes do Coletivo Poc.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Primeiro dia do Encontro de Jornalismo: Conhecimento, Artes e Vivências. Foto: Cajor Uesb

Programação

O Encontro de Jornalismo: Conhecimento, Artes e Vivências segue até sexta-feira (14/03) com uma programação repleta de atividades voltadas à troca de experiências e ao aperfeiçoamento da prática jornalística.

Nesta terça-feira (11/03), os participantes poderão acompanhar palestras junto a uma apresentação musical. O dia começa com uma fala da coordenação do curso, seguida pela palestra da jornalista Cíntia Gomes, mestra em Ciências da Comunicação e diretora da Agência Mural. O encerramento da manhã será com a banda On the Road.

Na quarta-feira (12/03), a programação do segue com a presença de ex-alunos do curso, que compartilharão suas trajetórias profissionais. Entre os participantes estão Marcéu de Sousa, editor chefe do UESB Notícias; Leila Costa, diretora de jornalismo no Site Coreto, Manuela Scipioni, jornalista no SURTE; Daniel Silva, âncora do programa Brasil Notícias; Afonso Ribas, coordenador do site Conquista Repórter; e Indyra Gomes, assessora de comunicação do HGVC, UPA e Hospital Afrânio Peixoto. Também será realizada a exibição dos projetos selecionados no Festival do Minuto e no Festival FotoDoc.

Já na quinta-feira (13/03), os estudantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em oficinas práticas ministradas por profissionais da área. Será realizada a oficina Produção de Podcasts, com Wilson Santos;
Design para Jornalismo, com Iuri Brito; Checagem de Fatos, com Rian Borges e Vítor Barbosa, e Jornalismo esportivo, com Natan Pires.

O evento se encerra na sexta-feira (14/03), com uma confraternização especial, que acontecerá no estacionamento do Surte, a partir das 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *