Avoador produz 240 publicações durante a cobertura das eleições municipais de 2024

Para ampliar a cobertura, o Avoador firmou parcerias estratégicas com outros veículos de jornalismo, como Band FM 99.1, Coar Notícias, Conquista Repórter e Site Coreto 18 de outubro de 2024 Rian Borges, Arthur Vitor e Kamile Cardoso

Nos últimos quatro meses, a equipe do site Avoador realizou uma cobertura especial das eleições municipais de 2024, além de manter sua cobertura normal. Foram produzidos, ao todo, 240 conteúdos entre notícias, reportagens, cards e vídeos. O Avoador também firmou parcerias estratégicas com outros veículos de jornalismo, como Band FM 99.1, Coar Notícias, Conquista Repórter e site Coreto, o que ampliou o alcance das informações e fortaleceu a presença do jornalismo local durante o processo eleitoral.

Entre as 240 publicações, 18 entraram na categoria utilidades, 35 foram sobre o processo eleitoral, 27 sobre as agendas dos candidatos, 11 sobre jornalismo de dados, 15 dedicadas ao Jornalismo Importa, 7 checagens da editoria Xereta e 100 matérias diversas. Das publicações, 68 foram colaborações com veículos parceiros. O trabalho em conjunto com a Coar Notícias, site Coreto e o Conquista Repórter resultou em nove publicações. A parceria com a Band FM 99.1 gerou 44 cards, nove reportagens, quatro notícias e dois vídeos.

A equipe responsável pela cobertura foi composta pelos bolsistas do programa de extensão “Jornalismo como Transformação Social no Combate à Desinformação”: Arthur Vitor, Kamile Cardoso, Rafaella Leite, Rian Borges e Vitor Barboza, sob a supervisão do editor-chefe, o jornalista Denilson Soares, e coordenação da professora e jornalista, Carmen Carvalho. Esse trabalho conjunto permitiu uma visão abrangente dos acontecimentos, desde as primeiras movimentações dos candidatos para aprovação das candidaturas nos partidos e coligações até o dia da eleição, com um acompanhamento detalhado de cada etapa, incluindo debates, entrevistas com candidatos e análises sobre as promessas de campanha.

Durante esse período, o Avoador acompanhou os principais o desenrolar das eleições, mantendo seu compromisso com os fatos da atualidade, a ética jornalística e a apuração veraz. Entre as reportagens realizadas estão: “Comparativos dos candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista”, “Com 183 anos de história Câmara Municipal ainda tem baixa representatividade feminina”, “Debate da Band é marcado por ausência de Lúcia Rocha (MDB) e discussão de inelegibilidade de Sheila Lemos (UB)” e “Conquista tem apenas 0.9% de candidatos da comunidade LGBTQIA+ nas eleições municipais”.

O Avoador em conjunto com Band Conquista, no dia do pleito, atuou juntamente com quatros equipes para estar junto aos candidatos em seus locais de votação para entrevistá-los e saber a opinião dos eleitores sobre o pleito. Após isso, houve o monitoramento da movimentação da cidade e da apuração dos resultados das urnas.

Além da cobertura diária, foram publicadas matérias especiais educativas sobre a importância do voto consciente e a influência das redes sociais no processo eleitoral, gerando engajamento significativo com o público.

Esse esforço contínuo da Equipe do Site Avoador refletiu em um impacto positivo na comunidade conquistense, sendo uma fonte confiável de informação durante um período crucial para a democracia local. O trabalho ainda significou um relevante processo formativo para os futuros jornalistas e ratificou o diferencial da existência de uma universidade pública, gratuita e voltada a uma atuação além dos seus muros, com a comunidade externa ao campus da Uesb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *