Avoador realiza série de lives sobre desinformação na reta final das eleições 2022
24 de outubro de 2022 Victória Meira AmaralNa semana que antecede o segundo turno das Eleições 2022, o Avoador preparou uma série de lives “Avoador contra a Desinformação” com convidados que irão discutir as informações falsas no meio religioso, político e jornalístico e relacionadas às urnas eletrônicas. Serão quatro lives transmitidas pelo instagram @siteavoador, de 25 a 28 de outubro, e todas começarão às 20h.
A primeira transmissão será, nesta terça-feira (25/10), com o convidado pastor da Igreja Reina, Cecílio Fernandes, que vai tratar do tema “Desinformação e religião”. O Cecílio é pastor consagrado pela Reina desde 2003, tendo mais de 19 anos de pastorado. Também foi pastor da igreja da Graça nos Estados Unidos e no Peru durante dois. Hoje, vive com sua família em Portugal onde, além de Pastor, trabalha como corretor imobiliário.
Na quarta-feira (26/10), a live vai discutir a desinformação e o jornalismo com as jornalistas Mary Weinstein e Laura Capriglione. A primeira é doutora em Cultura e Sociedade pela Ufba, com pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela também é professora de Jornalismo da Uesb e dos programas de pós-graduação em Ensino (Uesb) e Museologia (Ufba). Foi repórter no jornal A Tarde, tendo sido proponente e autora de séries de matérias que defendiam Salvador da especulação imobiliária. Já a segunda convidada, atuou como jornalista nas redações da Folha de S.Paulo (SP), Notícias Populares (SP), Editora Abril (revista Viva Mais Veja) e no Núcleo de Revistas Femininas da Editora Globo (revistas Marie Claire, Criativa, Casa & Jardim e Crescer). Também é uma das jornalistas responsáveis pelo projeto Ponte Jornalismo e é uma das criadoras da organização da Mídia Jornalistas Livres, a qual faz parte até os dias atuais.
No dia 27 de outubro, quinta-feira, o entrevistado será o o juiz da 41ª Zona Eleitoral do Tribunal Eleitoral da Bahia, Wander Cleuber Oliveira Lopes. Ele vai tratar do tema “Desinformação e Urnas Eletrônicas”. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1992 e entrou na magistratura em 1996. Atua na comarca de Vitória da Conquista desde agosto de 2009.
O encerramento da semana de lives ocorrerá na sexta-feira (28/10) com a convidada Sofia Manzano, com a discussão “Desinformação na política”. Sofia foi candidata à Presidência da República nas eleições deste ano pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), é formada em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo, sendo mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp vinculado a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP).