Bolsonaro é condenado por acusar jornalista de produzir fake news

Bianca Santana é uma jornalista e escritora que atua na militância antirracista 24 de agosto de 2021 Matheus Marinho

O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, no último dia 18 de agosto de 2020, a sentença que condenou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a pagar indenização de R$ 10.000 à escritora e jornalista Bianca Santana. As informações são do veículo jornalístico Poder 360.

Durante uma live, realizada em maio de 2020 em suas redes sociais, Bolsonaro atribuiu uma reportagem que ele taxou como “fake news” à Santana, porém a matéria não foi feita por ela. Após o ocorrido, em julho de 2020, o presidente pediu desculpas pelo ocorrido. Em outra live, ele também reconheceu o seu erro, mas, para o TJ-SP isso não foi o suficiente para a sua absolvição, resultando na condenação do atual presidente.

De acordo com o site Poder 360, os desembargadores afirmam que o ato do presidente reverberou na sociedade, dessa forma os danos não podem ser apagados com um simples pedido de perdão. Além disso, como o autor da ofensa é o mandatário do Estado, o impacto moral torna-se ainda maior.

Há também dúvidas sobre a veracidade das desculpas para os mandatários. O pedido de perdão aconteceu após Bolsonaro ser avisado sobre a existência do processo aplicado pela jornalista, colocando em dúvida a sinceridade do ato.

O montante será direcionado ao Instituto Marielle Franco para ações em memória da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018.

O site jornalístico informou ainda que, além dessa sentença, Bolsonaro ainda responde por mais uma acusação contra outra jornalista. Em março de 2020, o TJ-SP o condenou a indenizar Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de São Paulo, em R$ 20.000 por insinuações sexuais contra ela. O presidente entrou com recurso contra a decisão do Tribunal, mas ainda não foi julgado.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *