Chapa Inovação e Ação é eleita à coordenação do curso de Jornalismo da Uesb

Com a vitória, à coligação Ação e Inovação, formada por Carmen Carvalho e Adalton Fonseca vai coordenar o Curso de Jornalismo pelo próximo biênio (2025-2027) 20 de maio de 2025 Luan Pereira e Lazaro Oliveira

Nesta segunda-feira (19/05) aconteceu, no módulo acadêmico, a eleição para a coordenação do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A chapa única “Inovação e Ação”, formada por Carmen Carvalho e Adalton Fonseca foi eleita com 69,39% dos votos.

Após a eleição, a coordenadora eleita Carmen, falou sobre o resultado. “Agradecemos a todos que depositaram o sim e acreditam que eu e o professor Adalton podemos fazer um trabalho de qualidade à frente do Colegiado do Curso de Jornalismo. Vamos ampliar o diálogo com as turmas a partir da próxima semana”, disse.

A eleição teve início às 8h e se encerrou às 13h. 109 dos 161 eleitores participaram da votação, sendo 99, o grupo de estudantes e técnicos, e 10 de professores. Baseado no sistema de votação paritária, que distribui o peso dos votos em 50% para discentes e técnicos, e outros 50% para docentes, a chapa Inovação e Ação foi eleita com 69,39% dos votos somados.

De acordo com dados divulgados pela Comissão Eleitoral, representada pelo professor José Duarte, dos 99 votantes, entre técnicos e estudantes, 78,78% votaram a favor da chapa. Já entre os docentes, 60% apoiaram o novo mandato.

O vice-coordenador Adalton Fonseca relatou sobre a eleição de sua chapa. “Queria agradecer pela participação de discentes, docentes e técnicos que nos ajudaram a construir as propostas da campanha e dizer que estamos abertos ao diálogo e a busca por soluções para cada vez mais melhorar nosso curso.” O eleito vice-coordenador, Adalton, expressou como vê o futuro do curso. “Pensamos em um curso atual, dinâmico e com discentes e docentes capazes de produzir conhecimentos sobre o jornalismo e produtos comunicacionais que contribuam para inovações sociais”, afirmou.

Durante a campanha eleitoral, a chapa Inovação e Ação, divulgou por meio das redes sociais, as propostas para suprir as necessidades do curso. Entre elas estão: criação do Mestrado em Comunicação; melhorar a infraestrutura da recepção do colegiado; planejamento estratégico do CCJor para 2025-2027 com a identificação das demandas e soluções; escuta ativa por semestre das turmas; articulação com curso de Cinema e Audiovisual para ampliar optativas; implementar a avaliação anual do Curso de Jornalismo; estabelecer projetos e parcerias que permitam ampliar as ações em prol da nacionalização e da internacionalização da Graduação em Jornalismo; ampliar e reforçar as atividades de extensão, ensino e pesquisa; criar o Programa de Educação Tutorial Institucional em Comunicação (PetiCom); reforçar a articulação com outras unidades acadêmicas e instâncias da Uesb, como o Surte; estreitar a relação entre o curso de Jornalismo e o  mercado local e regional; discutir a curricularização da extensão no curso de Jornalismo; organizar a agenda de formação continuada para professores com contribuições vindas dos próprios docentes e fazer o boletim semanal com informações do CCJor. 

Com a vitória, à coligação Ação e Inovação, formada por Carmen Carvalho e Adalton Fonseca vai coordenar o Curso de Jornalismo pelo próximo biênio (2025-2027).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *