Comissão de Verificação do CEE/BA faz visita ao curso de Jornalismo da Uesb

O relatório da visita técnica, que será enviado ao CEE/BA, deve ser entregue até o dia 12 de dezembro 5 de novembro de 2024 Denilson Soares

Na última quarta-feira (30/10), em Vitória da Conquista, o curso de bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) passou pelo crivo da Comissão de Verificação do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA). Das 8h às 20h, os dois professores encarregados do trabalho realizaram uma agenda de reuniões com a reitoria, coordenação, docentes, estudantes e técnicos e conheceram as instalações de laboratórios disponíveis ao curso pela instituição.

Os docentes da Comissão de Verificação, que vieram à Uesb, foram Guilherme Moreira Fernandes, que é coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Nísia Rizzo, docente do curso de Rádio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Coité. Depois dessa visita técnica, eles têm até 12 de dezembro para apresentar um relatório, o qual será analisado por um membro do CEE/BA, que dará um parecer. Só então haverá uma reunião da entidade para uma decisão sobre o Reconhecimento do curso de Jornalismo da Uesb.

O primeiro compromisso da agenda dos professores em Conquista foi uma reunião com os gestores da Uesb e a coordenação do curso. O encontro foi na reitoria e contou com a presença do reitor, o professor Luiz Otávio Magalhães, o pró-reitor de Graduação, Reginaldo Santos, da gerente Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Flávia Caíres, e da coordenadora do Curso de Jornalismo, Carmen Carvalho, acompanhada pela vice, professora Flávia Mota.

Na reunião, o reitor da Uesb resgatou a história do surgimento da universidade em Conquista, o seu desenvolvimento ao longo dos anos e o surgimento dos curso de Comunicação Social e Jornalismo. “Realizamos um trabalho que não é apenas acumulado pelo Colegiado de Jornalismo, mas que envolve todo o histórico do curso de Comunicação Social”, disse. Ele enfatizou que os professores e técnicos do curso, juntamente com a própria instituição, estão preparados para receber uma avaliação positiva e um relatório favorável.

O pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, ressaltou o trabalho realizado na instituição que tem ampliado o acesso às minorias, como pessoas transexuais, negros, quilombolas, pessoas com deficiências e estudantes de escolas públicas. “Além disso, temos uma política de permanência para que os estudantes consigam concluir o curso que escolheram”, disse. A gerente Acadêmica, Flávia Caíres, destacou os trâmites que envolveram a criação do curso. “Em 2020, deveríamos ter enviado o processo de reconhecimento para o conselho, mas tudo parou com a pandemia. O envio só foi possível em 2022, quando as atividades acadêmicas puderam retornar ao formato presencial.”

Já a coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, a professora Carmen Carvalho, que entrou na Uesb em 2023, quando o curso era Comunicação Social, apontou o quanto o mercado da comunicação local foi transformado pelos profissionais formados pela Uesb, os quais, entre 1998 e 2018, foram 578. Enquanto os formados em Jornalismo, são 38 profissionais, e são esses que aguardam o diploma para terem o registro profissional e participarem de concursos. “Quando cheguei por aqui, a maioria dos profissionais que atuavam nos veículos locais não tinham um formação universitário na área. Essa realidade está bem diferente atualmente, onde temos muitos egressos atuando na rádio, sites e Tvs locais. Também temos jornalistas formados pela que estão em diferentes lugares do Brasil.”

A atividade seguinte na agenda da Comissão Verificação foi com os estudantes do curso. A previsão era de começar às 10h30, mas somente iniciou às 11h, no Auditório I do Luizão. Os discentes foram informados pela coordenação sobre esse encontro previamente. Durante o bate-papo, os avaliadores questionaram os alunos sobre estágios, projetos de extensão, conteúdos abordados nas disciplinas, funcionamento das monitorias, intercâmbios oferecidos pela Uesb e projetos de pesquisa. As perguntas foram prontamente respondidas pelos estudantes presentes.

Em seguida, por volta das 12h30, os dois professores enviados pela CEE/BA se reuniram na sala do Colegiado de Jornalismo com a coordenadora, professora Carmen Carvalho, a vice, Flávia Mota e coordenadora da Área de Jornalismo, o professor José Duarte. A professora Carmen Carvalho apresentou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que foi atualizado em 2024 e já conta com a curricularização da extensão. O curso de Jornalismo da Uesb é o primeiro a fazer a mudança, tendo já encaminhado o PPC para a aprovação da Câmara de Graduação. Também foi ressaltado na reunião que o projeto pedagógico segue à risca as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Jornalismo, aprovados pelo Ministério da Educação em 2013. Em seguida, houve uma pausa dos trabalhos da Comissão para o almoço, que foi uma hora.

No retorno, às 15h, houve a visita aos laboratórios do curso de Jornalismo. O primeiro que recebeu a visita foi no Laboratório de Telejornalismo. Professora Carmen Carvalho, com a presença do docente Adalton Fonseca, explicou sobre os equipamentos existentes e apresentou os seis estudantes que estavam local desenvolvendo as atividades do programa de extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação. Em seguida, os professores da Comissão de Verificação, acompanhados dos docente do curso, Dannilo Duarte, José Duarte e Adalton Fonseca foram ao Laboratório de Telejornalismo, onde também conheceram a estrutural, os equipamentos e o espaço de aula. Na sequência passaram pela Biblioteca, onde identificaram os livros na parte de Jornalismo e Comunicação e seguiram para os demais espaços laboratoriais. No Laboratório de Radiojornalismo e Fotojornalismo também realizaram as verificações de quantidade de equipamentos, o estado de conservação, e a adequação dos espaços para as atividades práticas dos alunos. Os técnicos educacionais, que são os responsáveis por auxiliar o trabalho docente, também responderam questionamentos da Comissão de professores visitantes.

Para encerrara a agenda da Comissão, duas reuniões ainda foram realizadas a partir das 17h, finalizando apenas 20h. A primeira foi com corpo docente do curso de Jornalismo da Uesb. Com exceção da professora Élica Paiva, em afastamento para pós-doutorado, todos os 11 docentes estiveram presentes. Eles foram questionados sobre as atividades que cada docente realiza no curso em ensino-pesquisa-extensão, inovações pedagógicas e a forma como conduzem disciplinas que são responsáveis. Houve também questionamentos sobre o número de alunos matriculados e os índices de desistência. A segunda reunião com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), nela foram discutidas as atribuições acadêmicas dos docentes, o processo de concepção do PPC, consolidação e a contínua atualização do projeto pedagógico do curso feita pelos professores.

Para o professor Dannilo Duarte, a vinda da comissão representa um momento de celebração para o curso de Jornalismo da Uesb. “O nosso curso está plenamente dentro das condições de reconhecimento, é um curso de excelência dentro do estado da Bahia. O reconhecimento vai ser um selo de qualidade pelo trabalho que aqui realizamos”, salientou.

O trabalho da Comissão de Verificação do CEE/BA segue um formulário específico denominado “Formulário de Avaliação dos Cursos de Graduação do CEE/BA”, que tem um barema de questões a serem respondidas. Ao final do trabalho, os dois professores apresentarão um relatório detalhado sobre as condições do curso, que será encaminhado ao CEE. Para Guilherme Moreira, o curso de Jornalismo da Uesb tem um histórico que não pode ser desconsiderado. “Trata-se do reconhecimento de um curso que, de fato, foi criado, mas, ao mesmo tempo, não é um processo padrão, pois há toda uma história, uma tradição e, de fato, é uma continuidade”, disse. “Ficou provado que, ao longo desses 25 anos, o jornalismo da região, não apenas de Vitória da Conquista, mas de toda a macrorregião, foi positivamente modificado a partir do curso de Jornalismo da Uesb”.

De acordo com Nísia Rizzo, a Comissão de Verificação tem até o dia 12 de dezembro para entregar o relatório ao Conselho Estadual de Educação. “Depois de entregarmos o relatório, a análise e decisão ficarão a cargo do Conselho”. Ela explicou que, após a entrega, a entidade designará um relator para dar um parecer sobre o documento, que será submetido a votação final entre os demais membros. O curso de Jornalismo da Uesb, então, terá que aguardar a publicação do resultado no Diário Oficial, que liberará o reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *