Conquista Repórter é um dos finalistas do International Transport Forum (ITF) Journalism Awards com o especial “Acesso Negado”

O especial denuncia dificuldades de acesso da população rural e quilombola, enfatizando os desafios para locomoção e a ausência do serviço de transporte coletivo 10 de abril de 2025 Nanda Deda e Sofia Rezende

O especial “Acesso Negado”, desenvolvido pelo site jornalístico “Conquista Repórter”, é um dos finalistas do ITF Journalism Awards 2025, prêmio internacional de uma organização com 69 países membros, sobre mobilidade e transporte.

As duas reportagens especiais, divulgadas em setembro do ano passado (2024), traz o debate sobre o direito à cidade e os desafios de acesso a serviços básicos para pessoas que residem em áreas periféricas e rurais.

O material jornalístico contém as reportagens especiais, vídeos e conteúdos exclusivos, que fizeram parte do programa Redação Nordeste e contou com o apoio de uma organização de mídia independente sem fins lucrativos, Marco Zero Conteúdo, localizada em Recife, Pernambuco.
A jornalista Karina Costa, em uma matéria divulgada pelo “Conquista Repórter”, denunciou os problemas de acesso a direitos básicos da população rural e quilombola de Vitória da Conquista. A reportagem expõe que a falta de atenção com os quilombos como Sinzoca, Laranjeiras e Boqueirão por parte do Poder Público, está relacionada ao racismo ambiental.
Em outra matéria também da “Conquista Repórter”, a jornalista Lays Macedo, relata os desafios derivados da baixa oferta do serviço de transporte público em áreas rurais. No mesmo texto, a jornalista, mostrou as restrições geradas para moradores de bairros periféricos pelo custo da tarifa de ônibus, que atualmente está R$3,80.
Victória Lôbo, diretora executiva do site “Conquista Repórter”, realizou a produção e edição de vídeos. Foram divulgados, nas redes sociais, conteúdos desenvolvidos pela estudante de Jornalismo, Eduarda Leite. Além disso, Caique Silva e Patricia Souza (FontCode Soluções em Tecnologia) assinam a identidade gráfica e o desenvolvimento web, respectivamente, e Afonso Ribas coordenou e editou o projeto.

No ITF Journalism Awards 2025, o especial concorre com outros quatro indicados. O vencedor irá receber o prêmio em um encontro que acontecerá na Alemanha, em maio. A premiação é promovida pelo ITF e aceita trabalhos de todos os países da América Latina e Caribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *