Conquista Repórter inova no jornalismo local: lança podcast Fatos & Vozes e especial multimídia
Em dezembro, o site está com uma campanha de arrecadação para manter o trabalho jornalístico que realizam 15 de dezembro de 2022 Rebeca SpínolaEm 2022, o veículo de comunicação Conquista Repórter foi o responsável por dois projetos jornalísticos inovadores e exclusivos em Vitória da Conquista. Em setembro, lançaram o especial multimídia “Encontre o Conselho” com informações sobre os conselhos municipais e suas políticas públicas; já em novembro, foi a vez do podcast “Fatos & Vozes” que, em sua primeira temporada, apresentou a série ‘Sertão da Ressaca”.
O “Encontre o Conselho”, lançado em 22 de setembro, dá visibilidade ao papel e à importância dos conselhos de Conquista, órgãos responsáveis pelo controle social e a participação popular na gestão do município. “A proposta surgiu a partir de uma provocação do Conselho Editorial do Conquista Repórter, que colocou em pauta, durante uma reunião on-line, a falta de visibilidade dos conselhos municipais e a tentativa da administração municipal de sucatear esses órgãos fiscalizatórios e autônomos.”
Na página principal do especial, há um mapa de Conquista com indicações da localização de cada conselho municipal. Além disso, em cada página interna dos órgãos, é possível acessar outras informações úteis, como composição da diretoria, horários de reuniões, formas de contato, além de explicações sobre as suas funções.
Para a repórter e diretora de conteúdo do Conquista Repórter, Karina Costa, o “Encontre o Conselho” traz inovação ao jornalismo local. “Foram quase cinco meses de trabalho até que esse novo projeto estivesse pronto para ser lançado. E o resultado que ele traz só mostra o quanto investir em sites jornalísticos independentes como o nosso faz diferença e gera impacto na sociedade, principalmente em contextos locais.”
Já o podcast “Fatos & Vozes”, que está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Amazon Music e Apple Podcast, buscou resgatar a memória e identidade indígena no Sertão da Ressaca, região do interior baiano, entre o Rio Pardo e o Rio de Contas, onde está o município de Vitória da Conquista.
O produto jornalístico foi lançado no dia 9 de novembro, data comemorativa dos 182 anos de Conquista, e ao longo de quatro episódios, apresenta a história oficial do município e das inúmeras tentativas de apagamento das trajetórias e lutas dos povos originários. Para a produção do podcast, foram entrevistados pesquisadores e representantes de duas comunidades indígenas de Conquista: Aldeia Reserva Sol Nascente e Batalha. Além disso, foram feitas pesquisas documentais em livros e publicações jornalísticas.
O diretor operacional do Conquista Repórter, Afonso Ribas, que foi o responsável pela pesquisa, apuração, roteiro e apresentação do “Fatos & Vozes”, explicou que o projeto surgiu a partir da necessidade de dar visibilidade a histórias e personagens marginalizados pela sociedade no interior baiano. “É muito claro o apagamento das comunidades indígenas, até pela ideia equivocada de que todas foram exterminadas com o que ficou conhecido como o Banquete da Morte. É um discurso que é propagado por gerações e gerações. E quando essas pessoas são retratadas, são descritas de forma estereotipada, como se fossem seres inferiores. A 1ª temporada busca desmistificar tudo isso.”
Os dois projetos contaram com o apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, sigla em inglês), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Meta Journalism Project.
Campanha de arrecadação
Em dezembro, o site Conquista Repórter lançou uma campanha de arrecadação para manter o funcionamento do trabalho jornalístico. Para contribuir, basta doar qualquer valor na chave PIX 77999214805, em nome Victória Araujo Lôbo da Costa.
De acordo com o veículo, a arrecadação pela plataforma com assinantes diminuiu e as despesas aumentaram com a realização dos novos projetos e a ampliação da equipe, com a contratação de uma estagiária de jornalismo. “Diante dessa situação, mais do que nunca, precisamos do seu apoio para seguir com o site em 2023. Precisamos da ajuda dos nossos leitores e leitoras para dar continuidade a esse trabalho e melhorar ainda mais a qualidade do nosso jornalismo.”
O apoio do Avoador, que inspirou o CR, é fundamental para continuarmos com esse trabalho. Obrigado por dar destaque ao nosso trabalho, pessoal!