Curso de Jornalismo da Uesb forma mais oito jornalistas nesta segunda (17)
Estiveram presentes a coordenadora do curso, Carmen Carvalho, o pró-reitor de graduação, Reginaldo Pereira, e o secretário do colegiado, Leandro Lacerda 17 de março de 2025 Rian BorgesNesta segunda-feira (17/03) a coordenação do curso de Jornalismo Uesb realizou, no auditório do Luisão, às 15h, em Vitória da Conquista, a colação de grau de oito jornalistas. Com isso, junta o curso de Comunicação Social e agora Jornalismo, cerca de 700 jornalistas já foram formados pela instituição.
Na mesa cerimonial, estiveram presentes a coordenadora do curso, Carmen Carvalho, o pró-reitor de graduação, Reginaldo Pereira, e o secretário do CCJor, Leandro Lacerda. Os mais formandos que colaram grau e são os mais novos jornalistas são: Raquel Soreira, Rodrigo Rocha, Vitória Amaral, Jerônimo Borges, Anna Lôbo, João de Jesus, Kézia Maciel e Valentina Oliveira. Parente e amigos dos formandos também compareceram ao local.
No início da cerimônia, Reginaldo Pereira, pró-reitor, destacou a dimensão desse momento para os novos graduados. “Através deste curso os estudantes alçarão novos voos. É um curso que é referência local, baiana, de projeção nacional, de uma profissão que cada vez mais tem respaldo das comunidades e da sociedade.”
A coordenadora do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho, destacou o quanto estava “lisonjeada” em participar da colaboração e da relevância da formação jornalística. “Com essa colação de hoje, temos mais de 700 jornalistas formados pela Uesb em mais de 26 anos de existência do curso. São jornalistas que estão fazendo a diferença no mercado de trabalho e na academia”, disse.
Depois dos discursos da coordenadora e do pró-reitor, os formandos realizaram o juramento de compromisso com a profissão. Na ocasião, Rodrigo Rocha foi o responsável pela leitura. Na sequência, os oitos graduados subiram ao palco para receberem das mãos do pró-reitor Reginaldo Pereira o diploma de jornalista.
Colação de grau aconteceu nesta segunda-feira (17), na Uesb. Fotos: Vitor Barboza
Rodrigo, que agora é oficialmente jornalista, realizou um discurso sobre a sua trajetória no curso. “Eu estou muito feliz e muito grato a Deus por ter me capacitado para chegar até aqui. Sei que a Uesb nos capacitou a exercer a profissão de forma efetiva e eu acredito que dessa turma vai sair grandes profissionais.”
Outra formanda do dia, Kézia Maciel, também destacou o seu caminho e dos colegas até a conclusão do curso. “No começo não foi nada fácil, a gente entrou nesse curso, minha turma em específico, durante o período de pandemia.”
A mais nova jornalista, Kézia, ainda relembrou que nos primeiros semestres, no qual as aulas ainda estavam sendo remotas, foi um período difícil. Entretanto, a jornalista acredita que isso não foi um impeditivo para sua formação. “Eu sinto que esse curso nos preparou de forma muito ampla, oferecendo várias possibilidades para entrarmos no mercado de trabalho”.
Com o evento de hoje, essa foi a segunda colação de grau do curso de Jornalismo após o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), que aconteceu no dia 7 de janeiro de 2025. A primeira colação ocorreu no dia 31 do mesmo mês e marcou a entrega do primeiro diploma de jornalista no, agora reconhecido, curso de Jornalismo da Uesb.