Curso de Jornalismo da Uesb recebe a Comissão de Verificação nesta quarta (30)
Guilherme Moreira Fernandes e Nísia Alejandra Rizzo de Azevedo são os professores designados pelo CEE/Ba 28 de outubro de 2024 Arthur VitorO curso de bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) recebe, nesta quarta-feira (30/10), em Vitória da Conquista, a Comissão de Verificação designada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-Ba). Dois professores irão realizar uma visita técnica para dar um parecer sobre o reconhecimento do curso.
De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, professora Carmen Carvalho, a vinda da Comissão de Verificação é o resultado da mobilização da coordenação com o apoio dos estudantes, que atuaram para marcar e organizar a reunião do dia 18 de junho, com o CEE, em Conquista. “Na ocasião, cobramos que a entidade, que é a responsável por avaliar os reconhecimentos dos cursos na Bahia, enviasse a Comissão de Verificação o mais rápido possível. Temos uma turma já formada sem diploma e outra, que irá colar grau em março. O diploma é uma exigência para o registro de jornalista e também para participar de concursos públicos e assumir a vaga, em caso de aprovação”, disse.
A coordenadora do Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor), Luiza Boa Sorte, também destacou a relevância do diploma de Jornalismo. “Para nós que estamos ainda dentro da Uesb, a situação é melhor, já para quem se tornou egresso e tenta entrar no mercado de trabalho, é mais complicado”, ponderou. “Qualquer coisa que você faça fora da universidade, você precisa comprovar que possui o diploma”, destacou a vice-coordenadora do Cajor, Nayure Brito.
O curso de Comunicação Social da Uesb foi criado em 1998, após a implementação das Diretrizes Curriculares do Cursos de Jornalismo no Brasil, aprovadas em 2013 no Ministério da Educação. Desde 1997, estava em funcionamento o curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, que deixou de existir por conta da mudança. Em Comunicação Social, já foram formados 578 jornalistas, e em Jornalismo, 38 egressos aguardam o diploma.
Comissão de Verificação
A Comissão de Verificação faz parte dos trâmites definidos pela resolução CEE nº 51, de abril de 2010, que dispõe sobre o Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Superiores de Instituição Públicas do Sistema Estadual de Ensino na Bahia, a qual define que a visita técnica é obrigatória. A portaria com os nomes dos professores foi publicada no Diário Oficial no dia 11 de setembro de 2024. São eles: Guilherme Moreira Fernandes, que é coordenador do Colegiado de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e Nísia Alejandra Rizzo de Azevedo, professora de Comunicação Social (Rádio e TV) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
Nesta quarta-feira, a agenda dos professores na visita técnica da Comissão de Verificação inicia às 8h, com uma reunião com os Gestores Institucionais e com a Coordenadora do Curso. Às 9h, Guilherme e Nísia participam do encontro com a Coordenação de Curso, que deverá fazer apresentação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Às 10h, os professores avaliadores participam do terceiro e último compromisso da manhã, uma reunião com o Núcleo Docente Estruturante (NDE).
No retorno do almoço, às 14h, Guilherme e Nísia farão uma visita guiada às instalações do curso de Jornalismo e da Uesb. Às 15h30, os professores do curso de Jornalismo irão conversar com a Comissão. Às 17h, a reunião da Comissão será com os estudantes do curso de Jornalismo. Às 18h30, Guilherme e Nísia terão o último encontro com a coordenadora do curso de Jornalismo.
A Comissão de Verificação adotará um formulário específico denominado “Formulário de Avaliação dos Cursos de Graduação do CEE/BA”. Ao final do trabalho, os dois professores irão apresentar um relatório detalhado sobre as condições do curso, o qual será encaminhado ao CEE. O passo seguinte será a entidade designar um relator para dar um parecer sobre o relatório, que passará por votação final entre os demais membros. O curso de Jornalismo da Uesb então terá que aguardar a publicação no Diário Oficial desse resultado, liberando o reconhecimento.
Conheça os professores
Guilherme Moreira Fernandes é professor adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. Coordenador do Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo da UFRB. Presidente do NDE do curso de Jornalismo. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009).
Nísia Alejandra Rizzo de Azevedo é jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (1997). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2011). Professora adjunta na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), desde 2006. Doutorado em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (FCT), na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal, em 2021.
Reunião de junho
No dia 18 de junho de 2024, no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Câmara, em Vitória da Conquista, professores, estudantes do curso de Jornalismo da Uesb, recém-formados e o pró-reitor de Graduação da Uesb, Reginaldo Pereira, participaram de uma reunião com os membros do CEE/BA. O encontro foi uma solicitação da coordenadora do curso, a professora Carmen Carvalho.
Na ocasião, os membros do CEE/BA que estavam presentes eram o presidente da entidade, Roberto Gondim Pires, o presidente do Conselho do Ensino Superior, Samuel Guimarães, e as duas conselheiras Cássia Brandão e Suzana Pimentel.
A coordenadora do curso de Jornalismo e o pró-reitor reivindicaram em suas falas o reconhecimento do curso de Jornalismo. Em seguida, os representantes do CEE/BA afirmaram que agilizariam o processo para a vinda da Comissão de Verificação.