Curso de Jornalismo promove a produção científica na V Semana Jornalismo Importa
Foram quatro dias de apresentação dos 26 trabalhos científicos distribuídos em seis grupos de trabalho 23 de abril de 2024 Raquel SoreiraA V Semana Jornalismo Importa, de 8 a 12 de abril, realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, além das palestras e oficinas, também contou com 26 apresentações de trabalhos científicos, distribuídos em sete grupos. Essa foi a primeira edição de grupos de trabalho em um evento do curso de Jornalismo.
De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo e da V Semana Jornalismo Importa, a atividade foi criada para dar visibilidade às pesquisas e trabalhos desenvolvidos na graduação e também àqueles que já estão no mestrado e doutorado. “Cada vez mais queremos fazer essa relação entre o ensino, a extensão e a pesquisa no curso de Jornalismo, gerando uma produção de conhecimento mais consistente no interior da Bahia.”
Nesta primeira edição de apresentações científicas, sete grupos de trabalho foram organizados. São eles: Jornalismo e Gênero, coordenado por Rosiene Aguiar; Jornalismo e Cidade, por Mary Weinstein; Ensino em Jornalismo, por Flávia Mota; Linguagens e Produção em Rádio e Televisão, com Dannilo Duarte; Desinformação e educação midiática, com Marta Alencar; Jornalismo Local/Independente, de Victória Lôbo; e Temas Livres, coordenador por André Thibes. Como o GT Desinformação e educação midiática recebeu apenas um resumo, o qual não estava adequado à proposta e foi encaminhado para outro GT, não houve apresentações em um dia específico como os demais.
O GT Jornalismo e Gênero, coordenado por Rosiene Aguiar, aconteceu no dia 8 de abril, das 17h às 19h, em uma sala do Prédio do Luizão, na Uesb. Foram quatro trabalhos referentes às temáticas no campo da comunicação, explorando o gênero das narrativas que permeiam os diversos aspectos do jornalismo. De acordo com Rose Aguiar, o grupo de trabalho trouxe abordagens científicas às discussões do senso comum. “Tive a oportunidade de ter contato com trabalhos muito bem construídos teoricamente e, acima de tudo, com objetos de estudo que se relacionam perfeitamente com a proposta do GT Gênero e Jornalismo.”
O GT Jornalismo e Cidade, sob coordenação de Mary Weinstein, que é professora do curso de Jornalismo da Uesb, foi realizado no dia seguinte, 9 de abril, no Salão do Júri, na Uesb, tendo oito trabalhos inscritos. Para o estudante do terceiro semestre de Jornalismo, que defendeu o trabalho “Desertos de Notícias: um retrato sobre Tanhaçu”, participar foi um aprendizado. “Foi uma oportunidade incrível para eu desenvolver minhas habilidades na pesquisa e também em apresentações acadêmicas.”
Na quarta-feira, 10 de abril, das 17h às 19h, também no Salão do júri, dois grupos de trabalho foram reunidos em um mesmo horário: Ensino em Jornalismo, Linguagens e Produção em Rádio e Televisão e Jornalismo Local/Independente, coordenados pelo professor Danilo Duarte e pela professora Flávia Mota, foram apresentados cinco trabalhos ao todo. A estudante do quinto semestre, Laína Andrade, apresentou o trabalho com o título “Diretrizes Curriculares e Formação em Jornalismo na Perspectiva dos Estudantes: um estudo de caso”. Segundo ela, o evento trouxe mais esse aprendizado acadêmico. “Foi uma experiência enriquecedora, conheci trabalhos interessantes e compartilhei um pouco das pesquisas desenvolvidas na universidade.”
No último dia da atividade, na quinta-feira, 11 de abril, mais dois grupos foram unidos, o GT Temas Livres, coordenado por André Thibes, e o GT Jornalismo Local/Independente, com Victória Lôbo, com um total de nove trabalhos. A estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo, Edilaine Rocha, teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos: “Os Desafios da cobertura midiática no Sudoeste da Bahia” e “Ética no Fotojornalismo: vulnerabilidade e dignidade Humana”. “O curso de jornalismo necessita de eventos como esses, promovem e incentivam a produção de trabalhos desse segmento. Esta iniciativa foi efetiva no meu crescimento nesta minha jornada acadêmica”, destacou a futura jornalista.