Curso de Jornalismo recebe o reconhecimento do CEE/BA

Publicado no Diário Oficial, os egressos já podem solicitar o diploma 7 de janeiro de 2025 Vitor Barboza

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) recebeu o reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) nesta segunda-feira (06/01). A publicação no Diário Oficial será realizada na terça-feira (07/01), e os egressos do curso poderão solicitar o diploma na Secretaria Geral de Cursos da universidade.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, o reconhecimento do curso ratifica a qualidade da formação, da estrutura e do corpo docente da instituição. “De agora em diante, iremos trabalhar ainda mais para consolidar o trabalho realizado pelo único curso de Jornalismo em universidade pública no interior da Bahia.”

A formação em Jornalismo da Uesb deixou de ser Comunicação com habilitação em Jornalismo para apenas Jornalismo em 2018. A mudança foi uma imposição das novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Jornalismo, oriundas do Ministério da Educação. A adequação foi realizada entre 2013 e 2017 pelo corpo docente da instituição. Com isso, foi necessário passar por um novo processo de reconhecimento no CEE/BA, já que passou a existir um novo curso, com um novo fluxograma.

Na Bahia, o reconhecimento de novos cursos das universidades estaduais é realizado pelos respectivos Conselhos de Educação de cada estado, e não pelo Ministério da Educação, responsável pelo ensino superior nas instituições federais. A solicitação de reconhecimento é feita pela universidade responsável, no caso, a Uesb, por meio do Colegiado do Curso e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Esse encaminhamento foi realizado em 2019, mas, devido à pandemia, não avançou.

Em 2024, no dia 18 de julho, a coordenação do curso de Jornalismo conseguiu, juntamente com professores e estudantes, uma reunião com representantes do CEE/BA, em Vitória da Conquista, na Escola Modelo. Na ocasião, a coordenação do Colegiado pontuou a urgência do reconhecimento do curso para que os jornalistas já formados recebessem o diploma. Os membros do CEE/BA se comprometeram a agilizar o processo e definir uma Comissão de Verificação para dar andamento ao reconhecimento.

Nos meses de setembro e outubro, a coordenação do Colegiado realizou a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo, incluindo a Curricularização da Extensão, com três disciplinas direcionadas a essas atividades, além da atualização de informações gerais no projeto. Além desse documento, mais 22 documentos foram organizados e enviados à Comissão de Verificação definitiva em setembro.

Em 30 de outubro, a Comissão de Verificação nomeada pelo CEE/BA veio até Vitória da Conquista para realizar a avaliação do curso. Os professores designados foram Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Nísia Alejandra Rizzo (Uneb). Após a visita, os professores enviaram um relatório detalhado sobre as condições do curso ao CEE, que passou pela análise de um relator e recebeu parecer favorável dos membros conselheiros em reunião realizada nesta segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *